Um dos frutos mais populares do Brasil é também um dos mais ricos quando o assunto é saúde. Os benefícios do açaí vão além do sabor inconfundível e impactam diretamente em diversos pontos do nosso corpo.

Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são vários, ainda mais considerando seu valor nutricional. No entanto, por ter um alto teor calórico, é preciso consumir a fruta moderadamente.

17 benefícios do abacate fundamentais para sua saúde

Uma das principais dúvidas, quando falamos de açaí, está relacionada ao ganho de peso. No entanto, isso só ocorre quando a fruta é consumida com alimentos mais calóricos, como guaraná e banana, além de outras guloseimas.

Dispensando este pacote calórico, a fruta ou sua polpa pura podem ajudar. Por isso, separamos os 15 benefícios do açaí para a sua saúde!

Imani Clovis/Unsplash.com

1 – Evita câimbras

O açaí pode evitar as câimbras. No entanto, o ideal é conciliar o consumo da fruta com a prática regular de exercícios físicos. Ingerir bastante líquido também ajuda neste processo.


Deagreez/iStock

2 – Combate o envelhecimento

Um dos benefícios do açaí está em ser um alimento rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.


RyanKing999/iStock

3 – Melhora o intestino

Rico em fibras, o açaí ajuda a regular o intestino, evitando prisão de ventre e diarreias.


iLexx/iStock

4 – Reduz o colesterol

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, foi confirmado que o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim. Isso ocorre devido aos componentes da fruta.