Os danos causados pelo efeito sanfona ao longo dos anos são maiores do que imagina. Especialistas afirmam que esse fenômeno comum altera sua composição corporal de forma frustrante e até perigosa. Ganhos e perdas de peso repetidos diminuem a massa muscular. Isso aumenta o percentual de gordura corporal e diminui a queima de calorias em progresso. Além disso, reduz a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue.

A massa muscular declina com a idade. E chegar a uma idade mais avançada com déficit decorrente de oscilações de peso pode deixá-lo ainda mais fraco e propenso a problemas de equilíbrio. Se a gordura que ganhou se acumulou na cintura, o risco de doença cardíaca e diabetes aumenta. Enquanto isso, outros pesquisadores descobriram que pessoas com essas oscilações de peso tendem a ter níveis mais baixos do “bom” colesterol (HDL).

Se você seguiu dietas da moda pode ter restringido a ingestão de nutrientes importantes. Entre eles: cálcio, proteínas, vitaminas e antioxidantes de frutas, hortaliças e grãos integrais. Aliás, alimentos antioxidantes são essenciais para o organismo, veja aqui como incluí-los nas suas refeições.

Como reverter esse quadro

⇒ Desista das dietas da moda

Está na hora de convencer-se de uma vez por todas que elas não dão resultados. A ciência mostra que regime ou invenções de curto prazo para perder peso não são saudáveis nem sustentáveis. Coma alimentos bons para a saúde em porções igualmente saudáveis e assim conseguirá um peso estável e apropriado ao seu corpo. Converse com seu médico sobre o que é certo para a sua idade e biotipo.

⇒ Desista do estilo banquete ou fome

Em vez disso, planeje três refeições de tamanho normal ao dia. Inclua três pequenos lanches também. Mas, atenção! Nunca se permita ficar com fome demais. Para te ajudar nessa missão, confira algumas dicas de como ter refeições saudáveis diariamente.

⇒ Focalize no tamanho das porções

Grande parte das famosas dietas é baseada na demonização de alguns alimentos e no exagero da importância de outros. Mas, no fim do dia, apenas uma coisa importa para o peso: o consumo excessivo de calorias. Em vez de focar no que está no prato, aprenda a focar na quantidade do que está comendo. Aprenda a comer um pouco menos durante as refeições e os quilos desaparecerão lentamente, mas de forma definitiva.

⇒ Reconstrua a massa muscular

Os músculos são cruciais para uma vida longa, e, se a dieta o enfraqueceu, é preciso recuperar a força. Para começar, faça exercícios leves em casa ou pratique caminhada. Existem exercícios adequados para cada idade, saiba aqui qual é o mais indicado para você. Além disso, faça algo para desafiar os seus músculos. Pratique um esporte ou frequente uma academia. Com as orientações adequadas você conseguirá manter o seu peso ideal.

Alguns benefícios

O benefício desse plano é obviamente um corpo mais saudável, mais forte e com mais energia. Tudo isso graças ao treinamento de força e à mudança nos hábitos alimentares. Além disso, os exercícios melhoram o equilíbrio e previnem quedas. Uma nutrição melhor reduz o risco de doença cardíaca, diabetes e morte prematura.

Mudar para uma dieta saudável acabará com o efeito sanfona. E adicionar treinamentos de força à sua rotina reconstruirá a massa muscular, além de colocar o metabolismo de volta ao seu lugar. Se quiser, confira essas dicas de como acelerar o metabolismo. Tudo isso pode ser conseguido em alguns meses.

Evite fugir da dieta ou abandonar as atividades físicas, assim você alcançará os seus objetivos e fará as pazes com a balança.