Como usar flores e ervas para dormir bem

Descubra como usar as principais flores e ervas para dormir bem e acordar com muita disposição depois de uma noite de descanso.

Iana Faini e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 3 de Novembro de 2019 às 20:00

awayge/iStock -

O sono é fundamental para o organismo por muitos motivos. É durante o sono que o corpo consegue recuperar as energias e consolidar os aprendizados na memória. Os especialistas recomendam que um adulto repouse, em média, oito horas por dia.

Já crianças precisam dormir 10 a 14 horas por dia, enquanto para os adolescentes a recomendação é de 8 a 9 horas. Além do tempo de descanso, a qualidade do sono também é um detalhe muito importante, mas, muitas vezes, dormir bem pode ser um desafio.

Leia também: Ervas medicinais: saiba como elas podem te ajudar no dia a dia.

Existem muitas formas de tornar a hora de dormir mais confortável, como escolher o colchão ideal para você ou praticar exercícios físicos durante o dia. Além disso, você também pode usar ervas ou flores com aromas específicos que produzem diferentes efeitos, de acordo com o tipo de sono que você tem.

Como usar flores e ervas para dormir bem

Jasmim  

Se seu sono é leve, experimente deixar um vaso de jasmim próximo ao local em que você dorme. A flor, de aroma doce, possui propriedades terapêuticas que podem ser aproveitadas também em outros tipos de tratamentos. Ao incluir o jasmim em sua hora de descanso, alcançar o sono profundo pode ficar mais fácil. 

Alfazema  

O seu aroma floral da alfazema, também conhecida como lavanda, tem a capacidade de baixar a pressão arterial e aliviar efeitos da ansiedade e do estresse. Você também pode aproveitar os efeitos da lavanda em forma de óleo essencial. 

 

Gardênia  

Para pessoas que têm um sono mais agitado, a melhor opção é apostar em um vaso de gardênias perto da cama. A flor  é recomendada para controlar a raiva e a impaciência. Além de também ajudar no tratamento da ansiedade. 

Lúpulo  

As flores de lúpulo também ajudam a relaxar e dormir melhor. Uma sugestão é fazer um travesseiro com as flores: Pegue uma capa de almofada com zíper e encha-a com flores secas de lúpulo (encontrado em casas de ervas, on-line e talvez em uma cervejaria). Se desejar, adicione um punhado de flores secas de alfazema para suavizar o cheiro. Quando for se deitar, ponha o travesseiro perto da cabeça para poder sentir o aroma. 

Ervas para dormir melhor  

Para fazer efeito, os suplementos e remédios fitoterápicos devem ser tomados na hora de ir para a cama. Tome tinturas das ervas a seguir feitas por uma farmácia de manipulação, ou prepare-as como chá. 

Valeriana  

A valeriana (Valeriana officinalis) tem propriedades tranquilizantes que reduzem a ansiedade e o estresse, ajudando pessoas com dificuldade para relaxar a mente. Tome-a sob a forma de chá ou comprimido. 

Escutelária  

A escutelária (Scutellaria lateriflora) é uma erva sedativa que interage bem com a valeriana, é muito útil para aliviar a tensão nervosa e a ansiedade. 

Tília  

A tília, também conhecida como linden, é um sedativo fitoterápico que também alivia tensão nervosa, enxaqueca e palpitações.