Saber quais alimentos contêm alto teor de gordura é o primeiro passo para controlar a dieta. Por isso, listamos 13 alimentos fontes de gordura boa para que você aprenda a incluí-los no seu dia a dia com moderação. Estas diretrizes irão ajudá-lo a se afastar dos maiores vilões e a escolher os ingredientes mais saudáveis. Confira!

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Manteiga

A manteiga é feita de um creme gordo batido, por isso tem mais concentração de gordura: 80 g de gordura maciça em 100 g e 740 calorias. A maior parte é composta de gordura saturada, que, se consumida em excesso, pode contribuir
para o aumento do colesterol. Por outro lado, ela fornece vitaminas A e D.

A manteiga com 50% de gordura requer água em seu preparo para se obter o mesmo volume usando apenas metade da quantidade de manteiga.


Margarina

A margarina foi inventada em 1869 como substituto barato para a manteiga. Por lei, a gordura láctea, quando presente, não deve exceder 3% do teor de lipídios totais. As versões poli-insaturadas são também uma importante fonte de ácidos graxos essenciais e vitamina E.

Sólidas ou moles, a maioria apresenta a mesma quantidade de gordura e quase tantas calorias quanto a manteiga.


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Cremes com baixo teor de gordura

No mercado brasileiro, os cremes vegetais são quase sempre confundidos com as margarinas por causa do gosto e da aparência, mas contêm menos teor de gordura. Um creme com 70% de gordura contém 635 calorias; com baixo teor de gordura, 390 calorias; e com teor de gordura bem baixo, 273 calorias. Ou seja, até os cremes com teor mínimo de gordura são preparados com gordura e não devem ser consumidos em excesso.


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Nos cremes com gordura reduzida, boa parte foi substituída por água, com o uso de emulsificantes. A água evapora quando o creme é aquecido. Por isso, eles são rotulados como “não recomendável para uso culinário”.

Em geral, se você quiser evitar a gordura saturada da manteiga ou da banha de porco, é melhor usar margarina, azeite de oliva ou óleo de girassol.