Talvez você nunca tenha chamado essas irritações na boca pelo nome verdadeiro: úlceras aftosas. Mas certamente já teve pelo menos um ou dois episódios desses na vida. Estresse, abrasões e alergias são apenas algumas das causas de aftas, que, embora irritantes, raramente são motivo de alarme. As soluções que indicaremos devem acelerar a cicatrização normal, que em geral é de cerca de uma semana. Confira!

Antes de qualquer coisa…

Se você tiver apenas uma ou algumas aftas, preste atenção nesses cuidados básicos:

  • Esqueça os alimentos picantes ou muito ácidos.
  • Evite comidas crocantes ou que exijam muita mastigação.
  • Bocheche com água salgada algumas vezes por dia.
  • Após a escovação, bocheche com um antisséptico bucal antibacteriano.

Porém, se você tiver aftas demais, informe o médico para que ele possa descartar quaisquer problemas clínicos. Além disso, marque uma consulta se as aftas forem tão dolorosas que você não consiga ingerir líquidos – você pode ficar desidratado, o que é perigoso.

Remédios caseiros

Experimente aloe vera

Em vez de comprar um medicamento de venda livre para cobrir a afta dolorida, prepare um natural e instantâneo. Tudo de que você precisa é um cotonete e uma folha de aloe vera. Seque a área machucada com um cotonete. Em seguida, fatie a folha e raspe um pouco do gel com uma colher limpa. Aplique-o com batidinhas leves diretamente sobre a ferida. Repita tantas vezes quantas forem necessárias. O aloe vera é uma planta incrível, que pode ser muito eficaz no tratamento de diversas doenças; conheça tudo sobre seu poder curativo.

Recorra ao bicarbonato de sódio

Bocheche uma solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em ½ xícara de água morna. O bicarbonato de sódio ajuda a matar as bactérias, o que aliviará a dor. Além disso, é muito útil para escovar os dentes. Veja outros usos incomuns para esse tipo de sal.

Use leite de magnésia

Bocheche uma colher de sopa “lavando” bem a afta, ou aplique-o diretamente sobre a afta com um cotonete, três ou quatro vezes por dia. Ou acrescente isto ao leite de magnésia. Misture uma colher de chá do leite de magnésia com uma colher de chá do antialérgico Benadryl líquido. Bocheche a mistura.

Faça o truque do saquinho de chá

Aplique um saquinho de chá úmido na ferida durante cinco minutos. O chá é alcalino, por isso neutraliza os ácidos. Ele também contém substâncias que ajudam a aliviar a dor.

Chá de alcaçuz, que é saboroso, e disponível em saquinhos em lojas de produtos naturais, é uma excelente maneira de tratar e eliminar as aftas. Use um saquinho de chá por xícara de água fervida, deixe em infusão, coberto, por 10 minutos, e beba depois.

Use sálvia

Essa erva culinária mata bactérias e vírus e contém substâncias que reduzem a inflamação. Faça uma infusão de duas colheres de chá de sálvia seca num copo de água fervendo, coberto. Depois, deixe esfriar e use como antisséptico bucal duas ou três vezes por dia, bochechando o chá na área da boca com a afta.

Lance mão da melaleuca (tea tree)

Com um cotonete, aplique uma única gota de óleo essencial de melaleuca, um antisséptico, diretamente sobre a ferida.

Receita: Antisséptico bucal

A água oxigenada é um desinfetante forte. Isso é uma vantagem, já que uma afta é uma ferida aberta vulnerável à infecção, o que aumenta a dor. E o bicarbonato de sódio, que é alcalino, proporciona alívio extra ao neutralizar os ácidos. Veja os ingredientes:

¼ de xícara de água oxigenada
¼ de xícara de água
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal

1. Misture a água oxigenada com a água num copo.
2. Adicione o bicarbonato e o sal e mexa até dissolver por completo.
3. Bocheche bem a solução e depois cuspa.