Pequena fruta tropical originária do sul do México e da América Central, a goiaba pode ser redonda, oval ou em forma de pera. A cor das cascas finas varia do amarelo-claro ao verde-amarelado.

A maioria das variedades tem polpa rosa-escura, embora algumas sejam amarelas, vermelhas ou brancas. As goiabas maduras têm um aroma almiscarado e um sabor doce, com notas de abacaxi ou banana. Você também pode encontrar goiaba enlatada, geleia de goiaba, goiabas secas e outros produtos de goiaba; a maioria deles é processada com uma grande quantidade de açúcar, então prefira a fruta fresca.

Benefícios da goiaba para a saúde

1 . Oferece proteção contra o câncer

Por peso, as goiabas têm quase duas vezes mais vitamina C que uma laranja: uma goiaba média fornece 165 mg, em comparação com apenas 75 mg de uma laranja fresca. A vitamina C, um importante antioxidante, ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres: as pessoas que consomem grandes quantidades de vitamina C pelos alimentos geralmente têm taxas mais baixas de muitos tipos de câncer, como de pulmão, mama e cólon.

2 . Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Uma goiaba contém 256 mg de potássio e 5 g de fibra, em grande parte na forma de pectina, uma fibra solúvel que reduz o colesterol no sangue.

3 . Alivia a constipação intestinal

A fibra da goiaba também promove uma boa função digestiva.

Leia também:

4 . Auxilia na perda de peso

Uma goiaba inteira tem cerca de 45 calorias, o que faz dela uma guloseima de baixa caloria a qualquer hora do dia. A fibra também ajuda na sensação de saciedade. Cerca de metade da goiaba é preenchida com pequenas sementes duras. Apesar de, em algumas variedades, as sementes serem completamente comestíveis, a maioria das pessoas as descarta. O consumo das sementes contribui com fibra adicional e com quantidades pequenas dos mesmos nutrientes encontrados na carne da fruta.