O figo é uma fruta deliciosa que pode ser perfeitamente combinada com queijos e misturada em saladas. Também é muito rico em fibras, potássio, manganês, e uma fonte de cálcio rara em frutas.

Quando os figos frescos não estão na época, os figos enlatados ou secos proporcionam sabor e benefícios nutricionais. Embora muito calóricos, os figos secos são um lanche nutritivo, contribuindo com cerca de 10% ou mais da Ingestão Diária Recomendada de cálcio, bem como 4 g de fibras, 300 mg de potássio e quantidades razoáveis de vitamina B6. Consumir figos com frutas cítricas ou outra fonte de vitamina C aumenta a absorção de seu ferro.

Descubra agora outros benefícios do figo para a saúde:

1 . Podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Figos frescos e secos são boas fontes de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol no sangue e que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Os figos também são ricos em potássio, que ajuda na atividade elétrica normal do coração.

2 . Ajudam a prevenir diabetes

O teor de fibra nos figos ajuda a prevenir o diabetes do tipo 2 e a diminuir os níveis de insulina e de glicose no sangue.

3 . Ajudam a reduzir o risco de câncer

Algumas pesquisas sugerem que alimentos ricos em fibras, como os figos, podem ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer, como de cólon, mama e próstata.

4 . Ajudam na saúde óssea

O teor de cálcio dos figos pode ajudar a prevenir a perda óssea associada à idade.

5 . Aliviam a constipação intestinal

Os figos também podem ter efeito laxante, então são especialmente benéficos para quem sofre de constipação intestinal crônica.

Confira também: