Cúrcuma: o que é, para que serve e como usar

Saiba o que é cúrcuma e como usar essa planta para ajudar a sua saúde!

Thyago Soares | 18 de Março de 2024 às 07:00

Entenda o que é a cúrcuma e quais são os benefícios. - (alexander ruiz / iStock)

Você provavelmente já ouviu falar sobre a cúrcuma, não é mesmo? Essa especiaria possui uma coloração amarela exuberante e chama a atenção por possuir propriedades que podem ser benéficas para a saúde, transcendendo o mundo da culinária. Na medicina tradicional asiática, a cúrcuma já é amplamente utilizada pelas suas propriedades, quer saber quais são? Fica com a gente, vamos te contar.

Leia também: Descubra como o mel pode ser um ótimo remédio caseiro

O que é cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria feita a parta a partir da família das plantas Zingiberaceae, que é a mesma do gengibre! Esse tempero é extremamente popular na Ásia e presente nas culinárias de países como Índia e China.

A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra e açafrão-indiano e além de ser utilizado para dar sabor e colorir alimentos, mas também oferece uma série de benefícios para a saúde e faz parte da medicina tradicional da China.

Para que serve a cúrcuma?

Estudos da National Center for Biotechnology Information indicam que a cúrcuma oferece diversos benefícios para a saúde! A especiaria é bastante utilizada pela medicina tradicional asiática no tratamento de condições do sistema digestivo, bem como para tratar dores e incômodos de forma geral. Alguns dos benefícios da cúrcuma são:

Como usar cúrcuma?

Vamos ajudar você a entender como aderir à cúrcuma na sua dieta e como remédio:

Na culinária: A cúrcuma pode ser usada em pó ou na forma de raiz fresca. Adicione-a a pratos como curry, arroz, sopas, legumes refogados, assados, smoothies e chás.

Na medicina: A cúrcuma pode ser consumida na forma de suplementos, cápsulas ou chás. Ela também pode ser aplicada topicamente em forma de pasta para tratar condições da pele ou misturada com óleo para fazer um enxaguante bucal.

O consumo de cúrcuma possui contraindicações?

Segundo publicação da Uol, o consumo de cúrcuma acima de 8g pode acarretar enjoo, diarreia e alteração de ph. Por ser um diluente sanguíneo natural, o consumo dessa especiaria não é recomendado por pessoas que estejam utilizando remédios anticoagulantes ou em períodos pré-cirúrgicos.

Saiba quais são os benefícios da cúrcuma assistindo ao conteúdo produzido pelo canal do YouTube "Dr. Samuel Dalle Laste":


Gostou desse conteúdo? Confira também: Frieira: prevenção, remédios caseiros e mais
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

alimentação saúde curcuma