Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 26 de agosto de 2019

Descubra a verdade sobre os carboidratos

Para se ter uma boa saúde é preciso seguir uma alimentação saudável e balanceada, com carboidratos.

Imagem: stacey_newman/iStock

No Brasil, o entusiasmo pelos programas alimentares de restrição de carboidratos acrescentou ao já extenso repertório de dietas disponíveis uma quantidade enorme de outros programas de emagrecimento.

Mas a moda das dietas com baixo teor de carboidratos provocou várias controvérsias entre nutricionistas, médicos e outros especialistas da área. A maioria deles concorda que, para se ter uma boa saúde, é preciso seguir uma alimentação balanceada, e que inclua carboidratos – pelo menos um terço do total de calorias consumidas diariamente devem vir dos carboidratos –, assim como gorduras, proteínas, frutas, legumes e verduras.

Então, qual é o grande apelo das dietas pobres em carboidratos?

Por trás desse modismo avassalador, há um desejo comum: perder peso de modo mais rápido e fácil graças a um nível de açúcar no sangue mais baixo e regular. Mas a realidade não é tão simples assim. Ninguém duvida de que seja sensato cortar os carboidratos refinados da alimentação – como pão branco, arroz branco e salgadinhos –, mas diversas dietas impõem um risco imediato para o coração ao tornar todos os carboidratos os grandes vilões dessa história toda.

Colocar as frutas, os legumes, as verduras e os grãos integrais na lista negra elimina do sistema cardiovascular um grupo de protetores saudáveis de que precisamos todos os dias: fibras solúveis, vitaminas, minerais e antioxidantes. Substituí-los por um consumo elevado de gorduras saturadas coloca seu coração e sua pressão arterial em grande perigo. Pesquisas mostram que, em longo prazo, uma alimentação com ingestão moderada de carboidratos que inclua estes alimentos pode ser tão boa quanto, ou até mesmo melhor que, uma dieta restritiva para perder peso.

Descubra por que dietas sem carboidrato não funcionam!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados