Uma das dores que mais incomoda é a dor de ouvido. Ela perturba tanto que é o segundo maior motivo de as pessoas irem para a emergência dos hospitais, perdendo apenas para a febre.

Ela pode ter diversas causas, desde coisas simples até motivos mais preocupantes. As causas de infecção no ouvido vão de bactérias e má higiene até a própria umidade.

Possíveis causas para dor de ouvido

O que é mais comum é a dor ser causada por fungos, vírus ou bactérias, ou se estiver irritado caso esteja entupido com água ou cera. Mas, outro motivo é a utilização de hastes flexíveis para tentar chegar na parte mais profunda (e perigosa) do ouvido.

Tipos de infecção no ouvido

dor de ouvido
Foto: Andrey Sayfutdinov/iStock

Existem dois tipos de infecção mais comuns nos ouvidos: otite externa e otite média.

Otite externa

Também chamada de infecção do ouvido externo. Ela afeta o canal auditivo, que vai da abertura do ouvido até o tímpano. A infecção ocorre quando há umidade e, consequentemente, um acúmulo de cera. O ambiente é ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Então, o corpo responde à infecção com diversos sintomas, como dor e febre.

Otite média

Esse tipo de infecção ocorre na parte do ouvido médio, formado pela parte do tímpano e uma cavidade que contém pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo. Ela acontece devido ao entupimento dos tubos do ouvido com muco e fluido.

Muitas vezes, essas infecções são acompanhadas por sintomas de febre alta, dificuldade de audição, náusea e vômito. Se agravado, o problema pode levar à perda de audição.

Porém, esse tipo de problemas é muito mais comum em crianças pequenas e bebês. A maior parte dos problemas de infecção de ouvido surge a partir de outras infecções nas vias respiratórias.

Tipos de otite média

Há 4 tipos mais recorrentes de otite média:

  • otite média aguda
  • otite média recorrente
  • otite média com efusão (OME)
  • otite média crônica com efusão

Sintomas

Existem alguns sintomas mais comuns de otite média. Mas, nem sempre precisam existir todos esses sintomas para ser diagnosticada uma infecção de otite média.

  • Dor de ouvido latejante
  • Febre
  • Sensação de o ouvido estar entupido
  • Pus na orelha
  • Dificuldade auditiva
  • Náusea e vômito

Como aliviar dor de ouvido (tratamentos e receitas caseiras)

Foto: ia_64

A simples ingestão de água já ajuda muito o corpo a lutar contra a infecção e eliminar as bactérias e fungos do corpo.

Algumas receitas caseiras:

Compressa de água quente

Coloque uma compressa de água quente sobre o ouvido de 5 a 10 minutos. O calor ajuda a aumentar a circulação na orelha. Portanto, alivia a dor ajudando a descongestionar o canal do ouvido. Cuidado para não colocar a compressa muito quente e queimar a pele.

Inalação de vapor de camomila

A camomila é conhecida pelos seus efeitos relaxantes e descongestionantes. Ao combiná-la com o vapor, pode ajudar a diminuir a secreção e desentupir o ouvido.

Coloque algumas gotas de óleo essencial de camomila em uma bacia ou água fervente. Também e possível utilizar dois ramos da planta seca na água. Molhe uma toalha na mistura e coloque acima da cabeça para inalar o vapor.

Mascar chiclete

A solução mais simples é mascar chiclete. Pode parecer brincadeira, mas o ato de mascar o chiclete massageia os músculos ao redor do ouvido, abrindo pequenos canais chamados tubas de Eustáquio. Esses canais ligam o ouvido à garganta e ajudam a liberar secreções que causam dor.

Caso as dores e os sintomas permanecerem, não hesite em procurar um médico otorrinolaringologista.

Há uma série de alimentos próprios para ajudar na infecção.

Tratamento

Foto: yacubchuk/iStock

A forma mais comum de tratamento para infecções é o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Mas, também podem ser indicado o uso de gotas otológicas de venda livre ou sob prescrição médica.

É aconselhável sempre buscar um médico especialista porque ele possui todas as ferramentas necessárias para observar, diagnosticar e tratar a infecção.