Faça uma busca
|
Publicado em: 28 de junho de 2020

Alimentos que desencadeiam eczemas — e que você deve evitar!

Ovos, laticínios e frutos do mar podem favorecer o surgimento de inflamações cutâneas. Saiba mais!

Imagem: AndreyPopov/iStock
Publicidade


O eczema é uma erupção escamosa na pele que pode provocar uma intensa coceira. Com frequência é causado por sensibilidade a alimentos, substâncias químicas ou condições ambientais. Nem sempre ele é uma reação alérgica verdadeira, mas uma reação do sistema imunológico a uma substância que não costuma causar problemas. 

Os sintomas podem aparecer alguns minutos ou até muitas horas depois do consumo do alimento ou exposição à substância causadores do problema. O eczema é um problema hereditário, frequentemente associado a tendência a asma, febre do feno (rinite alérgica sazonal) ou urticária

Confira 12 dos melhores alimentos com poder curativo!

Tipos de eczema

tipos de eczema na pele

O tipo mais comum é a dermatite atópica; o termo “atópico” se refere à tendência pessoal e familiar de desenvolver eczema, asma ou febre do feno. 

Outros tipos incluem dermatite de contato, que ocorre depois que uma substância causa danos à pele; e o seborreico, também conhecido como caspa, que se manifesta como escamas brancas e oleosas na pele ou no couro cabeludo. Confira aqui alguns segredos para se livrar das caspas.

Publicidade


Conexão nutricional 

Ao mesmo tempo em que alguns alimentos ajudam a aliviar o eczema, outros podem desencadeá-lo. Por isso, tome nota das seguintes orientações e saiba quais alimentos evitar e quais consumir:

  • microgen/iStock

    Faça testes de alergia

    Os culpados mais comuns são ovos, laticínios, frutos do mar, nozes e nozes-pecãs. O leite de vaca pode causar eczema em bebês e crianças pequenas; os leites de cabra ou de soja são mais bem tolerados. Até os 6 anos, muitas crianças não apresentam mais a sensibilidade ao leite. Algumas, no entanto, têm recidivas ao longo da vida.

    Você sabe diferenciar alergia alimentar, intolerância e sensibilidade?


  • marilyna/iStock

    Consuma mais antioxidantes

    O ressecamento causa eczema por desencadear a formação de radicais livres. Estes, consequentemente, podem ser contra-atacados com antioxidantes, como o betacaroteno. Frutas e hortaliças de cores vivas, como damasco, abóboras, manga, cenoura, moranga e batata -doce, são boas opções.

    Confira os antioxidantes que previnem doenças e prolongam a juventude


  • JulijaDmitrijeva/iStock

    Coma alimentos ricos em ácidos graxos essenciais

    Alimentos como óleos vegetais, peixes gordurosos e linhaça reduzem o inchaço, porque ajudam a formar prostaglandinas, substâncias semelhantes a hormônios que diminuem a inflamação.

    Ômega 3: saiba o que é e para que serve!


  • iStock

    Ingira bastante vitamina B6

    Alguns pesquisadores acreditam que a alimentação rica em vitamina B6 protege contra as erupções cutâneas por sensibilidade. Boas fontes dessa vitamina incluem peixes gordurosos, carnes, leguminosas, banana, arroz integral, germe de trigo e vegetais folhosos verde-escuros.

    Confira 10 maneiras de fazer as vitaminas funcionarem melhor


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close