Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 8 de fevereiro de 2020

Estresse pós-traumático: confira opções de tratamento

O distúrbio é muito comum no Brasil, afetando mais de 2 milhões de pessoas por ano.

Imagem: fizkes/iStock

O estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que ocorre após um acontecimento ou problema caracterizado por ameaça de danos físicos ou danos reais.

Muitos eventos traumáticos podem desencadear transtorno de estresse pós-traumático. Entre eles podemos citar casos de violências, como estupro ou assaltos; desastres como inundações ou furacões; bombas; acidentes de carro, entre outros. Soldados, pessoas que participam de resgates, refugiados, sobreviventes e testemunhas, todos correm risco, assim como seus familiares.

Quais são os sintomas do estresse pós-traumático?

É comum reviver o fato na forma de memória, pesadelo ou flashback, sobretudo quando a pessoa é exposta a uma experiência semelhante (como viajar de trem ou andar em uma rua escura). Além disso, o aniversário do acontecimento também pode desencadear sintomas.

Outros sintomas são:

Os sintomas podem surgir de imediato ou levar meses ou anos até que apareçam. O diagnóstico é feito quando os sintomas duram mais de um mês.

Quais são as opções de tratamento?

Terapias cognitivo-comportamental, de grupo e de exposição (na qual a pessoa revive o trauma em condições controladas) são úteis. Além disso, medicamentos ajudam a aliviar a depressão e a ansiedade, e também melhoram o padrão de sono quando este tem alguma influência. O aconselhamento após um evento traumático é proveitoso se iniciado rapidamente. Por isso, procure ajude! 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados