Fique bem informado para manter a sua saúde

O conhecimento é sua principal arma para cuidar da saúde e conservá-la. Informar-se em uma fonte confiável é uma ótima estratégia.

Redação | 26 de Agosto de 2018 às 16:17

udra/iStock -

Cuidar da saúde do corpo e da mente é a melhor forma de prevenção de doenças. E o caminho mais fácil para isso é a informação. Conhecer o seu corpo e o funcionamento dele, inteirar-se de estratégias para evitar, retardar ou aliviar problemas que prejudiquem seu bom funcionamento, saber reconhecer sintomas, tomar conhecimento dos tratamentos mais recentes é o que você pode fazer para manter-se saudável ou curar-se mais rápido. E também para aproveitar o máximo da sua consulta médica, fazendo perguntas abalizadas e bem-informadas ao especialista. Lembre-se de que em qualquer caso, a consulta ao médico é indispensável.

É pensando em manter você bem informado e atento aos sinais do seu corpo, que preparamos diariamente o conteúdo de saúde publicado em nosso site. Eis um resumo dos artigos da semana:

Cérebro: o centro de tudo

É desanimador pensar que com a idade nosso cérebro vai perdendo parte de sua capacidade. Disso todos nós sabemos. Mas será que é isso mesmo? Esse processo é irreversível? A ciência tem uma explicação, mas a boa notícia é que o cérebro maduro pode continuar produzindo novas células e conexões, ou seja, ele pode continuar aprendendo!

Um fator importante para manter o cérebro ativo é ter uma vida social saudável. Como bem disse o poeta inglês John Donne, “Nenhum homem é uma ilha”. Mas, se você é solitário ou muito tímido, existem formas de promover uma vida social mais ativa. Sua saúde mental vai agradecer.

O que você ingere

E, se você precisa tomar algum medicamento, lembre-se de que remédio não é brincadeira. É importante seguir corretamente a prescrição do médico. No caso dos remédios vendidos sem receita, como acontece com analgésicos para uma dor de cabeça corriqueira, é preciso tomar alguns cuidados também. Existem alguns aspectos aos quais você deve ficar atento. Não é só porque você pode comprar que vai se automedicar indiscriminadamente, não é?

Sábias eram nossas avós, que tinham seu repertório de chás para alguns males menores. Quem nunca tomou um chá de erva-doce quentinho para acalmar uma indisposição estomacal? Ou um chá de camomila para ajudar o sono a chegar? Conheça os benefícios dos chás. Mas, se estiver fazendo uso de algum medicamento, consulte o médico para verificar se existe o risco de interação com o remédio.

E claro que não podíamos deixar de falar da alimentação. Com tantas “gordices” nos tentando, não são muitos os que passam com louvor na prova da balança. Para compensar essa verdadeira epidemia de dietas para emagrecer, existe uma grande variedade delas sendo divulgadas livremente. Mas cuidado! Elas escondem segredos e perigos que vamos ajudar você a desvendar.

Antes de tudo, a prevenção

Quem não teme um mal tão grave quanto um AVC (acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame)? Ainda mais quando se sabe que um número de jovens cada vez maior está sendo atingido. A boa notícia é que existem diversas estratégias de prevenção. É imprescindível conhecê-las.

E, por último, não esqueçamos da importantíssima atividade física. Exercícios são saudáveis em todas as idades. Saiba o que é mais indicado para cada fase da vida.

Continue visitando nosso site. Cuide-se bem!