Faça uma busca
Saúde

Frutos do mar: dicas essenciais para prevenir contaminação

Eles são saudáveis, gostosos e... perigosos! Confira como se prevenir de possíveis contaminações.

Escrito por:

Julia Monsores

Redator
frutos do mar
AlexRaths/iStock
Publicado em: Última atualização:

Os frutos do mar são alimentos com efeitos benéficos na prevenção de doenças cardíacas. Há diversos estudos que provam que o risco de morte súbita por razões cardíacas fica significativamente reduzido nos grupos de pessoas que comem frutos do mar pelo menos uma vez por semana. Porém, é preciso ter cuidado.

E isso porque eles absorvem fácil e rapidamente elementos poluentes e contaminantes existentes no mar. Principalmente bactérias, como as salmonelas, e vírus, como da hepatite A. As ostras crus também podem conter uma bactéria, chamada Vibrio vulnificus, que pode causar doenças graves. Sobretudo em pessoas com doenças hepáticas, diabetes, problemas gastrointestinais ou sistema imunológico fragilizado. 

Normalmente, cozinhar muito bem os frutos do mar é o suficiente para matar as bactérias. Note-se que o vapor com que se cozinham as ostras pode não ser o bastante para eliminar a V. Vulnificus. Por isso, uma vez que as bactérias se proliferem em águas quentes, coma ostras apenas nos meses mais frios. 

Mais dicas de prevenção:

Os frutos do mar crus são altamente perecíveis e facilmente contaminados por bactérias. Por isso, para evitar problemas, siga estes conselhos:

  1. Verifique se os mexilhões, ostras e amêijoas estão bem fechados antes de cozinhá-los. Toque nas conchas abertas com uma faca e, se não fecharem, jogue-as fora. Depois de cozidas, todas as conchas devem estar abertas. Jogue fora as que estiverem abertas;
  2. Coma-os no mesmo dia em que os comprar;
  3. Compre-os em estabelecimentos confiáveis;
  4. Não compre qualquer fruto do mar que esteja exalando um cheio de amoníaco. 

Atenção: quem sofre de gota deve evitar os alimentos com alto teor de ácido úrico, como os frutos do mar.

Confira uma receita de lasanha de frutos do mar