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Publicado em: 2 de março de 2020

13 dicas para combater o estresse excessivo

Confira o que você tem em casa que pode ajudá-lo a enfrentar o estresse do dia a dia.

Imagem: master1305/iStock

Não dá para evitar o estresse. Ele é tão natural na nossa vida quanto o oxigênio que precisamos respirar para continuarmos vivos. E, na verdade, um pouco de estresse até faz bem. E isso porque ele impele as pessoas a se superarem, as mantém estimuladas, dá um gás no sistema imunológico e aumenta a autoestima. Mas se houver em excesso, você pode levar muito tempo tentando se recuperar do caos emocional que ele pode causar em seu corpo.

Ansiedade, depressão, saúde debilitada e paralisia psicológica são alguns dos possíveis efeitos do estresse no corpo. O organismo da pessoa estressada começa a liberar hormônios como o cortisol, que avisa o cérebro e o sistema cardiovascular que o corpo está sob ataque constante, levando a problemas graves, de infarto do miocárdio a doenças inflamatórias crônicas, como a artrite. Felizmente, o armário da cozinha guarda um oásis de calma e tranquilidade. E com um pouco de conhecimento você é capaz de minimizar os efeitos do estresse no seu dia a dia. Por isso, confira abaixo alguns tratamentos caseiros.

13 dicas para minimizar o estresse:

  • Aliseenko/iStock

    1. Aposte na vitamina C

    Tome 1.000 mg. Num estudo realizado na Alemanha, pesquisadores submeteram 100 pessoas a duas das situações mais estressantes que um ser humano pode enfrentar: falar em público e resolver problemas de matemática. O grupo que tomou o comprimido de vitamina C apresentou níveis menores de cortisol – hormônio produzido como reação a tensão, medo e ansiedade –, além de níveis de pressão arterial menores que as do grupo que não ingeriu a vitamina.


  • artisteer/iStock

    As pessoas que ingeriram a vitamina C também afirmaram se sentir menos estressadas. Frutas cítricas e seus sucos são ótimas fontes de vitamina C. Aliás, um copo de 240 ml de suco de fruta fresca fornece 124 mg de vitamina C, que é mais de duas vezes a ingestão diária recomendada.


  • taa22/iStock

    2. Tome um chá

    Embora o chá contenha cafeína, que pode aumentar a agitação, ao que parece, a bebida tem a capacidade mais de acalmar os nervos que agitá-los. Pesquisadores da City University, em Londres, testaram 42 voluntários: pediram-lhes que preenchessem dois testes cientificamente validados para medir os níveis de estresse e ansiedade. Depois, submeteram-nos a uma situação estressante: um teste com tempo controlado. Em seguida, deram à metade do grupo uma xícara de chá e à outra metade um copo de água antes de repetir os testes.


  • nortonrsx/iStock

    Resultado: Os dois grupos apresentaram resultados iguais antes de tomar o chá ou a água. Contudo, o grupo que bebeu o chá ficou bem menos estressado depois do teste. Eles apresentaram queda de 4% nos níveis de ansiedade, enquanto que o grupo que tomou água teve aumento de 25%.


  • Betul Aktas/iStock

    Segundo os pesquisadores, várias pessoas do grupo afirmaram ter usado o chá para relaxar. Os pesquisadores concluíram que o ritual de tomar chá e os aspectos sociais associados explicariam o fato de ele ser um ansiolítico natural.


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    3. Escolha o verde

    O teor de cafeína no chá-verde é menor que o da maioria dos outros tipos de chá. Assim, você está liberado para beber as cinco xícaras de chá que ajudaram a reduzir o estresse psicológico de um grande grupo de japoneses num estudo recente realizado na faculdade de pós-graduação em Medicina da Universidade Tohoku, em Sendai.


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    Os pesquisadores não conseguiram identificar nenhum componente específico do chá-verde com este efeito calmante, mas estudos realizados com animais indicam que um componente, a epigalocatequina galato (EGCG), exerce efeitos sedativos e hipnóticos que fizeram o organismo reduzir a produção de hormônios do estresse.


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    4. A calma da camomila

    Para quem sofre de ansiedade generalizada, estar estressado é uma condição permanente. Essas pessoas estão sempre preocupadas, sofrem com dores musculares, irritabilidade, fadiga e insônia, e se assustam com facilidade. E um estudo comprovou que a ingestão de camomila reduziu esses sintomas em surpreendentes 50%.


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    Sendo assim, com certeza ela é uma ótima aliada no controle das tensões do dia a dia. Há estudos que indicam que ela age como relaxante dos nervos. Para fazer o chá, despeje uma xícara de água fervente em dois saquinhos de chá de camomila, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Tome esse delicioso chazinho três vezes por dia.

     


  • Helin Loik-Tomson

    5. Refresque-se com camomila

    Que tal aproveitar os benefícios do chá de camomila também na hora do banho? O aroma calmante garante uma dose dupla de relaxamento. Amarre seis saquinhos de chá num pedaço de tecido ou de meia-calça e prenda na torneira enquanto enche a banheira. Acrescentar à água da banheira uma colher de chá de óleo essencial de lavanda ajuda ainda mais o relaxamento.


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    6. Massageie-se com lavanda

    O óleo essencial de lavanda é um dos poucos que podem ser aplicados diretamente na pele. Estudos demonstraram que a lavanda reduz o estresse, conforme a medição da pressão arterial sistólica, que se eleva em momentos de tensão.

    Quer outra dica? Pingue umas gotinhas do óleo num lencinho e leve-o com você para usar naqueles momentos estressantes.


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    7. Descubra o poder calmante das amêndoas

    Você pode consumir alimentos ricos em magnésio, como amêndoas, amendoim, aveia instantânea enriquecida, creme de amendoim, feijões ou uva-passa.


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    Um estudo realizado com universitários mostrou que o estresse decorrente dos períodos de provas baixava seus níveis de magnésio, oligoelemento que ajuda a relaxar os músculos. Outros estudos relacionaram a queda dos níveis de magnésio à piora dos sintomas de estresse. Consuma um ou mais desses alimentos diariamente quando estiver passando por um período mais difícil.


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    8. Caia dentro do gérmen de trigo

    Já comentamos aqui os benefícios do gérmen de trigo. Além de ser riquíssimo em magnésio, contém octacosanol, fitonutriente que aumenta a capacidade do corpo de enfrentar o estresse. Adicione umas colheradas de gérmen de trigo ao cereal todos os dias.

     


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    9. Aproveite os benefícios da aveia

    Um site britânico de aconselhamento profissional recomenda que candidatos comam um mingau de aveia antes das entrevistas para ficar calmo. A aveia contém gramina, composto com propriedades levemente sedativas. Além disso, é rica em carboidratos complexos, que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor que melhora o humor.


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    10. Evite café

    Beber café num momento de tensão é como tentar apagar incêndio com gasolina, principalmente para as pessoas com sensibilidade à cafeína.


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    11. Atenção à bebida

    Tomar um drinque pode parecer uma boa ideia – afinal de contas, ajuda a relaxar –, mas o álcool aumenta a produção de hormônios do estresse pelas glândulas suprarrenais e ainda interfere no sono.


  • Kiwis/iStock

    12. Cuidado com o excesso de açúcar

    Da mesma forma, o açúcar e os carboidratos refinados podem aumentar os níveis de ansiedade. Então, fica a dica: não tente aliviar o estresse com lanchinhos doces.


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    13. Investigando a raiz

    Se a sensação de ansiedade durar mais que alguns dias, procure descobrir a causa. Se não conseguir fazer isso sozinho, converse com um profissional de saúde mental que possa analisar a situação de forma objetiva e ajudá-lo a detectar a raiz da angústia.


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