Com as altas temperaturas do verão, saber guardar os alimentos na geladeira se torna ainda mais importante. Arrumar sua geladeira de forma sensata ajuda a conservar a comida fresca por mais tempo e economizar dinheiro com eletricidade. Além disso, também ajuda a reduzir o risco de contaminação cruzada entre diferentes tipos de alimentos e a prevenir doenças como a intoxicação alimentar.

Confira a seguir 10 dicas simples para seguir na hora de guardar as compras na geladeira:

  • AndreyPopov/iStock

    1. Chega de pensar no que comer com a porta aberta

    Coloque os itens que você usa frequentemente mais para a frente da geladeira. Isso diminui o tempo que a porta é deixada aberta e, assim, ajuda a manter sua geladeira fria.

  • nd3000/iStock

    2. Mantenha perecíveis mais frios

    O ar frio desce para o fundo da geladeira. Portando, mantenha os itens mais perecíveis, como carne crua, aves ou peixes na prateleira de baixo. Guarde-os em recipientes de plástico seláveis para evitar que quaisquer líquidos vazem dentro da geladeira.

  • BravissimoS/iStock

    3. Não deixe os produtos envelhecerem na geladeira

    Coloque itens recém-comprados atrás dos mais antigos para consumir primeiro os alimentos menos frescos.

  • tetmc/iStock

    4. Lembre-se sempre de nunca guardar alimentos molhados

    Se você lava frutas e verduras antes de guardar alimentos como esses, seque-as com um papel-toalha ou uma centrífuga primeiro.

  • Makidotvn/iStock

    5. Use a porta para bebidas…

    Use a porta para guardar artigos menos perecíveis que você queira manter gelados, como vinho, cerveja e bebidas gaseificadas, por exemplo.

  • baibaz/iStock

    6. … Mas não para laticínios 

    Guarde leite, ovos e laticínios numa prateleira intermediária. Não os deixe na porta, pois a temperatura ali pode variar bastante conforme a geladeira é aberta e fechada.

    Maionese, catchup e mostarda também não devem ficar na porta da geladeira.

  • AndreyPopov/iStock

    7. Use filme plástico apenas para fechar embalagens

    Não forre as prateleiras, isso pode dificultar a circulação de ar frio. Feche bem as embalagens antes de guardar os alimentos e, caso algo derrame, limpe imediatamente.

  • Amy Newton-McConnel/iStock

    8. Deixe itens prontos em prateleiras altas

    Mantenha itens preparados em prateleiras mais elevadas do que os ingredientes crus, já que essas prateleiras costumam ser menos frias.

  • maurusone/iStock

    9. Descongele regularmente

    Se você não tiver uma geladeira frost-free, descongele-a regularmente seguindo as orientações do fabricante. Você pode separar um dia a cada duas semanas, dependendo do seu aparelho, para realizar a manutenção.

    Isso ajuda a não esquecer um alimento por muito tempo atrás do gelo do congelador, além de evitar que a porta fique aberta por falta de espaço.

  • millann/iStock

    10. Não confie somente na data de validade

    Fique atento às datas de validade dos alimentos, mas não se baseie apenas nelas. Se a comida estiver com aparência ou cheiro estranhos, certamente deve ser jogada no lixo. Não vale a pena se arriscar com micróbios potencialmente nocivos.