Professores e advogados têm mais chances de contraírem halitose

As pessoas podem confundir mau hálito, que é a halitose, com gosto ruim na boca. Confira o que fazer para evitar esse incômodo!

Julia Monsores | 1 de Novembro de 2019 às 21:00

SIphotography/iStock -

As pessoas podem confundir mau hálito, que é a halitose, com gosto ruim na boca. Normalmente, quando alguém se queixa de halitose, as outras pessoas não sentem o mau hálito. Nesses casos, é importante identificar os motivos.

Quais são as causas da halitose?

As bactérias causadoras de doença periodontal e de gengivite provocam mau hálito, sendo a gengivite aguda a causa mais conhecida. Infecções virais da boca, da garganta ou de qualquer parte do trato gastrintestinal superior também podem ser responsáveis pelo problema. A propensão é maior em fumantes, e quem tem ressecamento da boca também pode se queixar de gosto ruim ou mau hálito.

Como é feito o diagnóstico?

É preciso determinar se você apenas sente gosto ruim na boca ou tem mau hálito. Resíduos de alimentos deteriorados, presos entre os dentes em um local difícil de limpar, costumam causar gosto ruim, e não halitose. A colonização por bactérias ou a estagnação de placa ocasionam problemas semelhantes.

O ato de falar resseca a boca, tornando o ambiente propício às bactérias que causam halitose. Assim, profissionais que precisam falar muito – professores, advogados, telefonistas – são mais propensos ao mau hálito.

Quais são as opções de tratamento?

Após identificar a causa, garante-se ao paciente que o tratamento é fácil na maioria dos casos. É preciso melhorar a técnica de escovação dentária e usar o fio dental para a limpeza entre os dentes. Também se pode usar um colutório por curto período.