Jejum intermitente: quais são os riscos e benefícios desta prática?

Conheça os fatores de risco e os benefícios do jejum intermitente, uma prática que tem atraído milhares de pessoas que buscam o emagrecimento.

Juliana Goes e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 11 de Setembro de 2019 às 09:00

everydayplus/iStock -

O jejum intermitente tem atraído milhões de pessoas que buscam o emagrecimento. Muito comum nos últimos anos, esse modelo de dieta tem alcançado resultados positivos, mas também gerado preocupação por parte de especialistas.

Diferente das tradicionais dietas, que indicam a alimentação em curtos períodos (três em três horas), o jejum é o oposto. Nesse modelo, diminuir as refeições diárias tem sido positivo para o emagrecimento.

Leia também: 13 dicas para não perder o foco da dieta!

Além disso, os benefícios do jejum são diversos, no entanto, os riscos também são comuns. E para não deixar a vida saudável de lado e emagrecer com saúde, separamos um guia sobre essa nova prática.

Abaixo, você confere como funciona o jejum intermitente e quais as suas vantagens e desvantagens. Descubra!

Como funciona o jejum intermitente? 

O ato de jejuar é comum há séculos. Há milhares de anos, a caça era o meio para obter alimento e, por isso, o tempo sem comer era espaçado. Mas hoje, o jejum intermitente ganha adeptos por ser eficaz na perda de peso. Ele possui ainda diversos tipos.

O modelo mais conhecido é chamado de 5 por 2. Nesse caso, são cinco dias para a alimentação normal e dois em semijejum. Mas além do 5 por 2, outro modelo vem conquistando espaço. É o chamado 16 por 8. Nesse caso, a alimentação é suspensa por 16 horas e as refeições são realizadas dentro de oito horas. 

Já outro tipo de jejum que vem se tornando mais comum é o de 12 horas. Nesse modelo, metade do dia, incluindo as horas de sono, é sem nenhuma alimentação. Nas outras horas, as refeições são permitidas.  
No jejum intermitente, é permitido beber água e chá durante as horas de privação. 

Quais as vantagens do jejum intermitente? 

1. Manutenção da dieta 
Diferente das dietas restritivas, em que os praticantes devem deixar de consumir uma série de alimentos, o jejum intermitente favorece a manutenção da dieta. Por não restringir as refeições, muitos adeptos conseguem manter o novo estilo de vida. 

2. Perda de peso  


O jejum intermitente favorece a perda de peso moderada e prolongada. Sem precisar contar as calorias, esse modelo ajuda ainda na perda da gordura. 

3. Aumento do hormônio do crescimento  
Pesquisas apontam que o jejum intermitente aumenta a produção do hormônio do crescimento. O chamado GH é responsável ainda pela produção de um novo tecido muscular, queima de gordura e desenvolvimento da função física. 

4. Renovação celular 
Outro benefício do jejum é a renovação celular. Por reservar horas sem refeições, o processo favorece a limpeza do organismo, renovando as células do corpo. 

5. Diminuição do açúcar 


Pesquisas apontam que a prática ainda favorece a diminuição dos níveis de açúcar no organismo. 

Quais as desvantagens do jejum intermitente? 

1. Mais difícil de iniciar
Diferente das dietas restritivas, iniciar um jejum intermitente pode ser mais difícil do que se imagina. Por isso, ao começar o processo, o recomendado é contar com o acompanhamento de um especialista e evoluir gradativamente, evitando problemas de saúde.

2. Perda de nutrientes


Quando um jejum é feito sem um acompanhamento, é comum as pessoas ficarem muito tempo sem comer e, quando realizarem as refeições, não se alimentam direito. Com isso, a perda de nutrientes pode provocar diversos problemas de saúde.

3. Grupos de risco
Como toda dieta, o recomendado é consultar um especialista para saber qual delas é a mais indicada. No caso do jejum, pessoas com problemas de colesterol, pressão (alta ou baixa), diabetes e cardiopatas, mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um médico, antes de iniciar o jejum.

4. Perda de massa muscular


Quando não ocorre o acompanhamento por um especialista, os praticantes do jejum intermitente podem ter a perda da massa magra, o que não é positivo para um emagrecimento saudável. Por isso, é preciso ficar atento no tipo de emagrecimento que ocorre.

5. Alterações dos padrões
O jejum intermitente pode provocar diversas alterações de padrões, como: sono; mecanismos de fome e apetite; e constipação intestinal; entre outros. 


Agora que você já sabe quais são os riscos e benefícios do jejum intermitente, confira a verdade por trás dos mitos da dieta desintoxicante!