Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de abril de 2020

O que emagrece mais: cortar carboidratos ou cortar gordura?

Pesquisadores afirmam que não há fórmula mágica e que o segredo para a perda de peso é uma dieta equilibrada.

Imagem: nensuria/iStock

Reduzir carboidratos e gordura ou aumentar a proteína – que dieta realmente funciona para ajudar a perder peso? Esta é a pergunta que intriga muitas pessoas.

O que dizem as pesquisas?

Em um estudo na Austrália, pesquisadores orientaram 118 homens e mulheres obesos a passar um ano fazendo uma dieta de redução de carboidratos ou de redução de gordura. As dietas forneciam o mesmo número de calorias diárias. Ambas levaram a uma perda de peso similar de 12 a 16 kg. Os participantes também perderam um percentual semelhante de gordura corporal.

A verdade é que qualquer mudança nos hábitos alimentares que leve à redução de calorias resultará em perda de peso. Não existe fórmula secreta.

Leia também: Descubra quantas calorias você precisa por dia!

No entanto, algumas formas de perda de peso são mais seguras que outras, e algumas mais fáceis de manter. Dietas com redução de carboidrato, por exemplo, tendem a elevar o consumo de carne vermelha; após um período, a quantidade de proteínas e gorduras da carne vermelha afeta a função renal, a saúde dos ossos, a função cardiovascular e as taxas de câncer. Além disso, essas dietas geralmente utilizam menos os benefícios de frutas, legumes e verduras. Como as gorduras são essenciais para a saciedade, nosso organismo deseja gordura, portanto, dietas com pouca gordura são difíceis de manter. Outras dietas em voga, como as baseadas em líquidos aceleradores do metabolismo, HCG (gonadotrofina coriônica humana) e outros ingredientes “mágicos”, são perigosas.

Qual o segredo para perder peso?

Para perder peso de maneira segura e manter a perda, escolha uma dieta com baixo teor glicêmico e alimentos com muitas fibras, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, bem como proteína magra e laticínios desnatados. Mas, claro, só a reeducação alimentar não é suficiente para manter a perda de peso; a prática de exercício é fundamental. Outra dica é fugir de dietas muito restritivas. Dietas que costumam proibir muitos alimentos são mais difíceis de se manter a longo prazo. 

Leia também: 7 dicas para emagrecer adotando um estilo alimentar saudável

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close