Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de janeiro de 2020

7 dicas para emagrecer adotando um estilo alimentar saudável

Descubra qual o segredo para ter uma perda de peso contínua, saudável e duradoura.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Contar calorias pode ser deprimente. E é ainda pior tentar contar os gramas de gordura ou de carboidratos, ou tentar registrar tudo o que você comeu em um dia, como diversas dietas sugerem.

Em vez disso, siga seu bom senso: coma um pouco menos e movimente-se um pouco mais. Faça isso todos os dias e você emagrecerá. Se você quer uma perda de peso contínua, saudável e duradoura, esse é o melhor método. Além disso, os alimentos mais adequados para se ter um coração saudável são os mesmos que você precisa comer em maior quantidade para alcançar o peso ideal. Veja a seguir como mudar e adotar um hábito alimentar saudável pelo resto da sua vida.

1 . Guie-se pelas porções

A maioria das pessoas subestima as porções e as calorias em pelo menos 25% – o que significa que consomem centenas de calorias a mais todos os dias, sem perceberem. Veja, abaixo, um sistema simples para calcular o tamanho ideal de uma porção. Nós oferecemos dois métodos de comparação: o primeiro usa objetos comuns como parâmetro para o tamanho de uma porção, e o segundo, partes da sua mão.

Usando o guia das porções ideais, controle o tamanho delas a cada refeição. Talvez você descubra que está comendo mais frutas, legumes e verduras do que pensava (e isso é ótimo), ou que talvez esteja subestimando a quantidade de macarrão, sorvete ou petiscos que come, e ingerindo mais calorias do que imaginava.

2 . Coma de manhã

Não tomar café-da-manhã o deixa com tanta fome que você terá a desculpa perfeita para comer qualquer coisa mais tarde. Pessoas que conseguiram emagrecer com sucesso costumam comer pela manhã.

3 . Não deixe de almoçar nem de jantar

O principal motivo para os ataques noturnos à geladeira é não comer direito durante o dia. Sacie a fome com a parte “magra” da refeição (legumes e verduras) e coma por último a parte mais calórica (carnes e amidos); assim você consumirá menos desses alimentos.

Leia também: Opções Low Carb para caprichar na hora do almoço

4 . Beba água, chá, sem açúcar ou bebidas diet

Eliminar uma bebida com açúcar por dia ajuda a evitar o ganho de 11 kg em um ano.

5 . Faça um diário por uma semana

Este diário revelará o que você ingere e o ajudará a detectar quando está comendo pouco ou muito.

Leia também: 10 aplicativos para malhar em casa e garantir a sua saúde

6 . Não se isole

Junte-se a um grupo de apoio. Peça ajuda à família e aos amigos. Muitas pesquisas mostram que fazer dieta com um amigo ajuda a incentivar ambos a se manterem na linha, em especial, no primeiro mês, que é o mais difícil.

7 . Não coma apenas por tédio, estresse ou hábito

Costumamos beliscar quando estamos vendo televisão ou quando fazemos um intervalo em nossas atividades. Procure maneiras mais saudáveis de fazer intervalos ou lidar com o estresse do dia a dia. A melhor opção é uma caminhada seguida de um copo de água gelada.

Conheça também: 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close