Você está praticando caminhada para ter mais saúde? Excelente! Agora, certifique-se de que sua alimentação esteja ajudando seus esforços. Se você está apelando para lanches com pouca gordura para matar a fome; contando com carboidratos de digestão rápida como combustível; ou comendo saladas com pouca proteína para cortar calorias, temos sugestões muito melhores.

Quando for escolher o seu alimento antes de praticar um exercício, lembre-se que a comida deve fazer três coisas pelo seu corpo: fornecer energia duradoura, manter estáveis seus níveis de açúcar no sangue e alimentá-lo. Proteínas magras, gorduras “boas” e carboidratos complexos são os nutrientes que dão conta do recado.

Confira a galeria a seguir com os 20 melhores alimentos para quem vai fazer uma caminhada:

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1. Leite desnatado

Se você deixou o leite para trás na infância, pode estar marcando passo. Dois estudos de Harvard descobriram que pessoas que incluíram produtos lácteos em sua alimentação diária mostraram-se 21% menos propensas a desenvolver resistência à insulina; problema que torna mais difícil para o organismo usar a glicose e mais fácil para ele armazenar alimentos sob a forma de gordura. O leite também é rico em cálcio e outros minerais. Prefira o leite desnatado ao com 2% de gordura.


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2. Iogurte desnatado

É difícil encontrar um lanche que seja rico em proteína, mas pobre em gordura. O iogurte desnatado é um deles. É também excelente fonte de cálcio, que forma os ossos, e as bactérias benéficas vivas ajudam a manter o intestino regular e o sistema imunológico funcionando a todo vapor. É uma ótima base para o preparo de vitaminas. Prefira o iogurte desnatado que não seja muito adoçado, e procure na embalagem a indicação de “culturas ativas vivas”.


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3. Nozes e castanhas

Estudos apontam nozes e castanhas como aliadas da dieta que diminui a cintura, desde que você não exagere. Isso se deve às suas fibras, proteínas e gordura “boa”, que podem aumentar a sensibilidade do organismo à insulina. As nozes são uma das melhores fontes de ômega-3. Isto é excelente para evitar doenças cardíacas e pode ajudar a prevenir o diabetes do tipo 2. Elas também são ricas em vitamina E, importante antioxidante que pode ajudar a combater o câncer de próstata e o de pulmão.


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4. Chá-verde

Um estudo publicado no Journal of Nutrition, comparou os resultados dos participantes que ingeriram uma bebida contendo catequinas (um poderoso antioxidante presente no chá-verde) com os que beberam uma sem catequinas. Após ingerirem as bebidas, eles fizeram cerca de 180 minutos de exercício de intensidade moderada, principalmente caminhada, toda semana. Depois de 12 semanas, aqueles que beberam chá-verde perderam 7,4% mais gordura abdominal do que os que não o beberam.

“As catequinas aceleram o metabolismo e a velocidade com que o fígado queima gordura”, diz o Dr. Kevin C. Maki, autor do estudo.