Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de novembro de 2020

Parada cardiorrespiratória: o que fazer?

Saiba como socorrer uma vítima de parada cardiorrespiratória e identificar os sintomas

Imagem: Suze777/iStock

As doenças cardiovasculares são as que mais geram óbito no mundo. Dentre elas, está a parada cardiorrespiratória, que faz cessar as atividades cardíacas e respiratórias subitamente; e consequentemente a circulação sanguínea. Mas com a identificação rápida e os primeiros socorros certos é possível evitar esse fim.

O jogador de futebol argentino, Diego Maradona, infelizmente não conseguiu sobreviver. Se recuperando de uma cirurgia no cérebro, mas com outras complicações de saúde, Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa e não houve tempo de ser socorrido.

Nesses casos a primeira recomendação dos médicos é chamar uma ambulância imediatamente. Mas enquanto espera, é importante fazer a ressuscitação cardiovascular (RCP), principalmente para evitar sequelas.

Como identificar uma parada cardiorrespiratória

Normalmente, ao ter uma parada cardiorrespiratória a pessoa apresenta os seguintes sinais:

  • Estado inconsciente
  • Ausência de pulso
  • Perda da respiração
  • Cianose - coloração azul-arroxeada nos lábios e nas mucosas

Nesse caso o socorro precisa ser imediato, pois as funções vitais estarão paralisadas. O cérebro não estará recebendo oxigênio suficiente, e o coração parado.

Primeiros socorros

Ao se deparar com alguém tendo uma parada cardiorrespiratória tente rapidamente fazer uma ressuscitação cardiovascular (RCP). Essa manobra poderá diminuir significativamente as chances do paciente ter sequelas graves, como lesões cerebrais e em outros órgãos, e até morrer.

parada cardiorrespiratória
Imagem: Kanizphoto/iStock

Entretanto, é importante que a RCP seja feita corretamente. Ela precisa ser realizada com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto (aproximadamente 5 compressões a cada 3 segundos) para que sejam restabelecidos os batimentos cardíacos e o funcionamento do pulmão.

Veja como fazer:

  1. Coloque a pessoa com a barriga para cima.
  2. Levante ligeiramente o queixo da vítima para facilitar a respiração.
  3. Ajoelhe-se ao lado dela na direção dos ombros.
  4. Com os braços estendidos, posicione as mãos uma em cima da outra, com os dedos entrelaçados, no centro do tórax; entre os mamilos.
  5. Faça compressões rápidas e fortes usando o peso do corpo, mas mantendo os braços e estendidos.
  6. Esse procedimento deve ser feito até a chegada dos socorristas ou até o coração voltar a bater.

Para evitar esse quadro é importante estar sempre atento à saúde. Vários problemas cardíacos podem levar a uma parada cardiorrespiratória, como a trombose coronariana. Apesar de ter tratamento, as sequelas podem ser graves.

Atenção! Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close