Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de maio de 2019

Como ajudar uma pessoa a parar de fumar?

Por mais difícil que seja, deixar de fumar é uma atitude corajosa e muito benéfica ao corpo.

Imagem: damedeeso/ Istock

Em primeiro lugar, devo deixar claro que parar de fumar é algo fundamental para a saúde das pessoas. O fumo está associado a doenças cardíacas e circulatórias, doenças pulmonares, e numerosos tipos de câncer. Inclusive, bebês de mães que fumam correm um risco muito grande.

Substâncias nocivas

O cigarro, que contém 250 substâncias nocivas à saúde, está envolvido em 75% das doenças que podem levar à morte. Portanto, quando um fumante quer abandonar o hábito, precisa receber todo o apoio de familiares e amigos. O tabagismo é uma doença e precisa ser tratado. O tratamento é feito por meio da substituição da nicotina, do uso de medicamentos (bupropiona e vareniciclina) e de apoio psicológico.

Muitos fumantes, quando largam o cigarro, sentem-se ansiosos, e até comem mais, aumentando de peso. Mas podemos ajudar de várias maneiras. Comece expressando sua simpatia e solidariedade para com a pessoa que tomou a decisão de parar de fumar.

Saiba o que acontece com seu corpo ao deixar de fumar

Reconheça que o processo pode apresentar algumas dificuldades; mas expresse sua confiança no êxito da empreitada. Coloque-se à disposição para auxiliar, dê sugestões acerca de profissionais e serviços a que a pessoa possa recorrer. E, acima de tudo, não a critique por ter começado a fumar e não fale de tentativas fracassadas, da pessoa ou de outras. Pensar no êxito é a primeira condição para se conseguir chegar ao êxito.

Moacyr Scliar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close