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Publicado em: 23 de julho de 2020

Pompoarismo: o que é, benefícios e como fazer

Descobra o que é e como funciona a técnica que garante benefícios para a saúde e sexualidade.

Imagem: inside-studio/iStock

O pompoarismo consiste em um conjunto de técnicas e exercícios de contração e relaxamento com o objetivo de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico.

Para a realização dos exercícios, podem ser utilizados acessórios como as bolinhas de Ben Wa e o cone vaginal.

Benefícios do pompoarismo

Esta ginástica íntima traz diversos benefícios para a saúde da mulher, especialmente para a vida sexual, tais como:

  • Aumento do prazer sexual na relação;
  • Possibilidade de atingir o orgasmo com mais facilidade;
  • Diminuição a dor na hora da penetração;
  • Aumento da libido;
  • Diminuição das cólicas;
  • Melhora da lubrificação vaginal

Como surgiu o pompoarismo?

O pompoarismo foi trazido para o Ocidente por volta dos anos 1950, através do trabalho do médico Arnold Kegel, que os nomeou exercícios de Kegel.

Inicialmente, foram prescritos para melhorar a incontinência urinária em suas pacientes, mas logo foram notadas mudanças positivas significativas nas vidas sexuais de suas pacientes.

Como fazer?

Para começar a praticar pompoarismo, o ideal é que se busque primeiramente uma fisioterapeuta, que fará a avaliação da região e passará os exercícios necessários de forma personalizada.

No entanto, alguns exercícios mais simples podem ser feitos em casa. Confira:

mulher no banheiro
(Imagem: vadimguzhva/iStock)

Quando for urinar, siga o seguinte procedimento ao menos duas vezes ao dia:

  1. Contraia para cima e para dentro os músculos localizados em torna da vagina para interromper o fluxo da urina
  2. Mantenha essa posição contando de 1 a 6.
  3. Deixe o fluxo de urina continuar enquanto você conta de 1 a 6.
  4. Interrompa novamente o fluxo de urina contando de 1 a 6 antes de esvaziar a bexiga por completo.
mulher relaxando
(Imagem: fizkes/iStock)

Depois de encontrar uma posição em que se sinta confortável, ao menos três vezes ao dia:

  1. Contraia os músculos do seu assoalho pélvico entre 3 e 5 segundos
  2. Relaxe por 3 a 5 segundos
  3. Repita o ciclo de contrair/relaxar por 10 vezes

E aí, gostou das técnicas? Veja também nossas dicas para manter a relação saudável na quarentena.

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