Cartilha de posições: descubra como dormir de acordo com sua dor

Seja nas costas, nos ombros ou nos joelhos, as posições para dormir podem ajudar a reduzir as dores e proporcionar uma noite de sono melhor.

Raquel Zampil | 31 de Maio de 2020 às 11:30

KrisCole/iStock -

Dependendo da posição para dormir, o que dói durante o dia pode ficar pior à noite. Você sente dor nas costas durante o dia e quando vai para a cama fica sem saber qual posição é mais favorável à sua dor. Descubra aqui maneiras de reduzir o incômodo na hora de dormir.

Dor nas costas

Um truque para reduzir a dor nas costas é manter a curva natural da coluna. O melhor é se deitar de costas ou de lado, com um ou dois travesseiros estrategicamente colocados para aliviar a tensão da região lombar, explica o Dr. Jeffrey Goldstein, chefe de grupos de estudo da coluna no Centro Médico Langone Health, da Universidade de Nova York. “Geralmente, as pessoas se sentem mais confortáveis de costas com um travesseiro sob os joelhos; e, se estiverem deitadas de lado, entre os joelhos”, diz ele.

Dor no quadril

Se a dor no quadril se deve à osteoartrite ou ao excesso de uso de um tendão na corrida, o conselho é o mesmo: deite-se de costas com um travesseiro sob os joelhos, para manter a coluna neutra, sem se torcer para a esquerda ou para a direita, e causar menos pressão sobre o quadril, diz a Dra. Priyanka Yadav, osteopata e especialista em medicina do sono do Hospital Robert Wood Johnson da Universidade de Nova Jersey. “Mais pressão significa mais dor, o que pode impedir uma boa noite de sono”, explica ela. Se o problema está ainda na fase inicial, aprenda a prevenir a osteoartrite.

Dor no joelho

“Muitas dores no joelho surgem quando as pernas se tocam”, observa o Dr. Charles Bae, especialista em sono do Centro de Sono Penn do Hospital da Universidade da Pensilvânia. Ele recomenda pôr um travesseiro entre as pernas para reduzir o contato. Simultaneamente, aprenda como tratar melhor o seu joelho.

Dor no pescoço

Dor no pescoço pode ser um verdadeiro pesadelo. Dependendo do trauma, pode dificultar os movimentos por dias. Muitas podem ser as causas, inclusive a má postura. Mas como dormir tranquilamente com dores no pescoço? O travesseiro correto manterá a cabeça alinhada aos ombros para reduzir a dor no pescoço. Descubra, testando, a altura que o impede de forçar o pescoço para cima ou para baixo.

Dor no ombro

Dormir sobre o lado que não dói ajuda, mas pode acabar fazendo esse ombro doer também, diz a Dra. Yadav. Deite-se de costas, com uma toalha enrolada sob o pescoço para ajudar a distribuir a pressão de forma mais homogênea. Ou alterne entre as costas e o lado sem dor. Dica: pôr um travesseiro comprido a seu lado impede que você role sobre o ombro dolorido.

Dor na mandíbula

Se você tem disfunção da articulação temporomandibular ou outro tipo de dor na mandíbula, durma com o rosto para cima. “Dormir com o rosto de lado pode pressionar a articulação da mandíbula e piorar a dor”, diz a Dra. Ana Paula Ferraz-Dougherty, dentista e porta-voz da Associação Odontológica Americana.

Acne

Os lençóis podem absorver o óleo da pele e provocar surtos acneicos. Embora esta não seja a principal causa da acne, durma de costas para manter a pele do rosto longe da fronha suja.

Ronco

Se seu parceiro se queixa do seu ronco de urso, tente dormir de lado. “Quando você se deita de costas, a gravidade pressiona as vias aéreas e as torna menores, com perturbações no fluxo do ar”, diz a Dra. Yadav. Se o ronco for causado por congestão nasal, um truque recomendado por ela é elevar a cabeça com dois ou três travesseiros para ajudar a drenagem.

Apneia obstrutiva do sono

Se a apneia obstrutiva do sono for a causa do ronco, deitar-se de lado pode evitar o problema. “Em geral, o ronco surge quando a pessoa se deita de costas e a língua cai para trás, causando a obstrução”, diz a Dra. Ferraz-Dougherty. Quando isso acontece, as vias aéreas superiores ficam parcial ou totalmente obstruídas, e a pessoa acorda rapidamente – às vezes por tão pouco tempo que nem nota – para inspirar uma boa quantidade de ar. Consulte o médico se o ronco persistir mesmo depois de mudar de posição.

Azia

Quando a válvula do estômago relaxa a ponto de deixar o ácido subir para o esôfago, você sente a sensação ardente do refluxo. Estudos mostraram que dormir sobre o lado esquerdo alivia os sintomas, provavelmente porque essa posição não deixa a válvula se abrir com tanta facilidade, afirma o Dr. David Johnson, chefe de Gastroenterologia e professor da Escola de Medicina da Virgínia Oriental e ex-presidente do Colégio Americano de Gastroenterologia.

Qualquer que seja a posição em que você dorme, use a gravidade a seu favor, mantendo a parte superior do corpo elevada com um travesseiro em forma de cunha com altura máxima de 20 a 25 centímetros. Isso é melhor do que usar uma grande pilha de travesseiros planos, que deixam o corpo num ângulo mais acentuado, contrai os músculos abdominais – como se você estivesse sentado – e pressiona o estômago.

Por MARISSA LALIBERTE

Você já ouviu falar em analgésicos naturais? Muitas dessas dores podem ser aliviadas com o auxílio de substâncias existentes nos alimentos. Em casos mais simples, como uma leve torção, por exemplo, óleos feitos em casa podem diminuir a dor.  Descubra 10 alimentos que podem ajudar você a se livrar de dores causadas pela artrite e até inflamações!