Qual tipo de massagem é a ideal para você?

Com uma grande variedade de técnicas a massagem é um meio relaxante e agradável de lidar com a dor. Descubra como as diferentes técnicas podem ajudar você.

Douglas Ferreira | 19 de Fevereiro de 2020 às 18:00

Karnstocks/iStock -

As terapias de massagem corretiva atuam de modos distintos: umas focam em relaxar os músculos tensos, outras objetivam estimular a circulação. Entre vários estilos de massagem, escolha um com base no que espera obter e segundo suas preferências. Por exemplo, muitos acham a drenagem linfática relaxante, enquanto outros consideram a massagem chinesa estimulante, porém muito forte. Se você não sabe nada sobre massagem, o único jeito de descobrir do que gosta é experimentando. Para ajudar você nós explicamos abaixo como funciona cada um dos principais estilos de massagem e como eles podem ajudar a melhorar a sua saúde.

1 . Massagem com aromaterapia

Ridofranz/iStock

Esse tipo de massagem se caracteriza pelo uso de óleos essenciais, conhecidos por suas propriedades cicatrizantes. Esses óleos são extraídos de várias plantas medicinais (camomila, eucalipto, alecrim, lavanda, hortelã-pimenta) por um processo de destilação. Por serem bem concentrados, apenas algumas gotas de um ou mais óleos essenciais são adicionadas a um óleo veicular ou de base, como o de amêndoa ou avelã.

Como pode ajudar

Óleos essenciais são absorvidos pelo corpo via inalação e pela pele. Podem agir no local e também passar à corrente sanguínea a fim de atingir outras áreas corporais. A massagem com aromaterapia é capaz de atenuar distúrbios relacionados a estresse e a estados emocionais (depressão, ansiedade). Pode também liberar endorfinas, propiciando alívio para:

tensão muscular

dor crônica no pescoço e nas costas

cólicas pré-menstruais

artrite

Leia também: Aromaterapia: use a energia dos aromas para melhorar seu dia

2 . Massagem com pedras quentes

Karnstocks/iStock

Pedras lisas e achatadas – quase sempre de basalto, rico em ferro, que retém facilmente o calor – são colocadas em água quente até atingirem uma ótima temperatura. Em seguida, são postas sobre partes específicas do corpo – ao longo da coluna e entre os dedos dos pés – ou são usadas para massagear os músculos. O calor das pedras aquece os músculos e ajuda a relaxá-los, permitindo que sejam trabalhados profundamente sem grande pressão. Se houver inflamação, o profissional pode optar por pedras de mármore, esfriadas antes em água gelada.

Como pode ajudar

Relata-se que a massagem com pedras quentes oferece diversos benefícios à saúde, desde melhorar a circulação até relaxar músculos e reduzir o estresse. Essa massagem pode minimizar a:

artrite

hipertensão

dor nas costas

fibromialgia.

3 . Massagem sueca

Kritchanut/iStock

Esse sistema de movimentos em tecidos moles e músculos, que adota golpes e tração para relaxar fibras musculares rígidas, foi desenvolvido por Per Henrik Ling no século XIX – um entusiasta da saúde física e precursor da aeróbica.

O intuito da massagem sueca é afrouxar um espessamento muscular ou tecidual ao redor de articulações. Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio observaram que, ao aplicar ações de pressão, golpes longos e movimentos articulares em coelhos após o exercício, a recuperação se acelerava e havia menos inchaço e inflamação. (Músculos de coelhos foram utilizados no experimento por serem análogos aos dos humanos.) Os músculos readquiriram cerca de 60% da força em comparação aos 15% da taxa de recuperação no grupo de controle.

Como pode ajudar

A massagem sueca é recomendada para quem sofre de problemas circulatórios e dores articulares. É muito usada na fisioterapia, sobretudo em pacientes que buscam recuperar o movimento de membros após uma cirurgia, longos períodos na cama ou um AVC. Também é útil para:

osteoartrite

dor crônica nas costas

dor no pescoço

dores de cabeça.

4 . Massagem oriental

standret/iStock

A massagem chinesa (tui na) é uma massagem superprofunda. Baseia-se na compreensão dos caminhos dos meridianos e dos pontos de acupuntura, com estimulação dos pontos distintos com forte pressão dos dedos. Pode também haver fricção bem firme e tapinhas para restaurar a circulação saudável e o movimento dos membros. A massagem tailandesa (nuad boran) combina técnicas de ioga, acupressão e reflexologia a fim de remover bloqueios das linhas de energia, conhecidas como sen. O profissional puxa, balança e alonga ritmicamente várias partes do corpo do paciente até a tensão ser liberada e a energia equilibrada.

Como pode ajudar

Há relatos de que ambas as formas de massagem oriental criam uma sensação de relaxamento e rejuvenescimento, sendo ideais para quem sofre de:

dores de cabeça tensionais

enxaquecas

problemas de pescoço

dores articulares

espasmos musculares

ansiedade.

5 . Massagem em tecidos profundos

Gudenko-Alex/iStock

É uma massagem terapêutica, de efeito penetrante, destinada a restaurar o movimento articular e melhorar a circulação sanguínea e linfática no corpo inteiro, sobretudo em músculos encurtados graças à inatividade. Às vezes, o não uso dos músculos pode ter origem em questões psicológicas ou traumas do passado, e uma massagem em tecidos profundos pode resultar em forte liberação emocional e/ou reação física.

Como pode ajudar

Com movimentos bem lentos e grande pressão, a massagem em tecidos profundos pode ser bastante dolorosa para quem não está acostumado. O massoterapeuta utiliza os dedos, mãos, cotovelos e antebraços para focar nas áreas específicas do corpo com problemas. Essa massagem pode ser útil para aliviar:

dor lombar

ciática

cotovelo de tenista

fibromialgia

osteoartrite.

6 . Drenagem linfática

KatarzynaBialasiewicz/iStock

Esse método de massagem costuma ser usado em clínicas de beleza e spas. Incorpora o princípio de “nivelar” saliências não estéticas ou depósitos de gordura em áreas do corpo, sobretudo celulite ou acúmulos de líquido. Os toques de massagem são leves, suaves, repetitivos, em geral junto com aromaterapia.

Como pode ajudar

A drenagem linfática tem como objetivo estimular a capacidade das glândulas linfáticas de limpar os líquidos corporais, melhorando o tônus e a condição da pele. Talvez seja útil para tratar linfedemas, que podem surgir após a remoção cirúrgica de linfonodos, como ocorre nas mastectomias. Pode ainda auxiliar outras condições clínicas dolorosas, como:

inchaço nas pernas após longa viagem de avião

retenção de líquido

displasia mamária

dores de cabeça.