Saúde mental: saiba o que é e descubra como manter a sua

Siaba o que é saúde mental, quais as medidas para se manter saudável e entenda os fatores e perfis que tendem a ser mais afetados

Redação | 31 de Julho de 2019 às 09:00

Natali_Mis/iStock -

Muitas pessoas pensam que ter saúde mental é não apresentar doenças mentais. No entanto, o conceito implica muito mais que a ausência destas enfermidades, sendo determinada por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

Uma pessoa não saudável pode apresentar diversos transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade, compulsão, entre outros. Por outro lado, é também possível se tornar dependente químico ou de substâncias psicoativas, como o álcool.

7 conselhos para melhorar a vida social e a saúde mental

Na era das redes sociais, os problemas tendem a ser mais frequentes. Isso porque o julgamento e a necessidade de aprovação, em redes como “Instagram”, podem gerar doenças como depressão e compulsão.

Quem pode ter problemas de saúde mental?

Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, podem ser afetadas em algum momento, com maior ou menor gravidade.

Recentemente, alguns famosos expuseram seus problemas. O youtuber e humorista Whindersson Nunes, por exemplo, surpreendeu seus fãs ao falar sobre o quadro de depressão que estava enfrentando.

Na mesma situação, artistas como Jim Carrey, Demi Lovato e até o padre Fábio de Melo relataram sofrer com a doença. Já o alcoolismo tem sido exposto pelo ator Fábio Assunção, que luta para vencer a dependência.

Mas como se manter saudável e não desenvolver doenças ou problemas mentais? Separamos um guia sobre saúde mental, com dicas, fatores de risco e falsos conceitos. Confira na galeria abaixo.