Tanino: descubra os benefícios desse elemento presente no vinho e chocolate

Você sabe o que é tanino? Pensar neste componente leva-nos provavelmente a pensar em vinho tinto. Mas esta vasta classe de compostos também se encontra no

Julia Monsores | 1 de Outubro de 2019 às 17:00

patronestaff/iStock -

Você sabe o que é tanino? Pensar neste componente leva-nos provavelmente a pensar em vinho tinto. Mas esta vasta classe de compostos também se encontra no chá, no cacau, no café e em uvas. Os taninos possuem propriedades notáveis ainda muito pouco compreendidas. Muitos combatem cáries e tratam a diarreia, enquanto outros podem proteger também contra o câncer e doenças cardíacas.

Poder adstringente 

A característica mais conhecida dos taninos é a sua adstringência. Quando se ligam às proteínas da superfície na boca, produzem uma sensação seca e de aperto muito típica que se torna mais evidente quando se bebe um chá forte ou um vinho bem encorpado. A ação de ligação do tanino também torna inativas as bactérias na boca, inibindo a formação da placa bacteriana e combatendo a deteriorização dos dentes. Mas o tanino pode manchar os dentes e as próteses. Por isso, se você se preocupa com a alteração da cor do esmalte dentário, limite o consumo de chá e café. E, para ter dentes mais brancos, veja este artigo

Os taninos também têm a capacidade de “capturar” alguns minerais, incluindo o ferro – especialmente o ferro dos alimentos vegetais. Se você consome muito café ou chá, pode estar reduzindo a absorção de ferro em seu organismo. Não está claro até que ponto isto é significativo em pessoas que têm uma dieta bem equilibrada. Mas você pode compensar esse efeito adicionando leite ou limão ao chá, e leite ao café pois ambos se ligam aos taninos.

Propriedades curativas?

O termo “tanino” abrange vários e diferentes taninos. Porém, a maioria pertence a um grupo de compostos chamados polifenóis, muitos dos quais são antioxidantes. Estes antioxidantes podem proteger contra doenças cardíacas e câncer. Os polifenóis das uvas e do vinho tinto e outros diferentes no chá verde e preto estão sendo investigados quanto aos seus eventuais benefícios para a saúde.

Estudos futuros podem vir a esclarecer a possível ligação entre o tanino e as exaquecas. Alguns investigadores suspeitam de que os taninos podem desencadear estas dores de cabeça, mas até então as provas são inconclusivas. Se você sofre de enxaqueca, evite alimentos com taninos durante algum tempo para ver se as crises diminuem.