Só quem sofre com dor de cabeça sabe como ela atrapalha nas tarefas mais simples do dia a dia. Aquele incômodo das têmporas latejando consegue tirar qualquer um do sério. Nessas horas parece não haver outra solução senão recorrer aos analgésicos de venda livre. E é por causa dessa “evolução certa da dor” que muitas pessoas nem esperam a dor se instalar e já apelam para os remédios.

Dor de cabeça pode ser desidratação

Nosso corpo fala por meio de nossos sintomas. Por isso, entender o por quê da existência da dor de cabeça também é muito importante. Sobretudo no verão, período de temperaturas mais elevadas, é importante ficar atento na ingestão correta de água.

Por causa do calor, perdemos mais água para a transpiração. Com isso, se não repormos a água perdida continuamente, podemos sentir dor de cabeça – sintoma da desidratação do corpo.

A recomendação de ingestão de água pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de dois litros diários para um adulto. Já para as crianças, recomenda-se um pouco menos: de quatro a seis copos ao dia.

Além da incômoda dor de cabeça, a desidratação também provoca grandes perdas de sais minerais. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a água que ingerimos vem pura, na verdade ela é composta por sais minerais. Sódio, potássio, cálcio, ferro, entre outros elementos presentes na água são importantes para a nutrição das células do nosso corpo. Confira aqui 3 sucos de frutas ideais para se hidratar no verão!

Ainda restam muitos dias de verão pela frente… Por isso, para evitar a desidratação, o recomendado é não deixar de beber água, sucos de fruta naturais e água de coco. Porém, se você for o tipo de pessoa que esquece de se hidratar durante o dia, vale a pena reservar um espacinho da memória do seu celular para instalar um aplicativo que avise. Como esse aqui.

6 truques para aliviar a dor de cabeça assim que ela começa:

Bogdan Kurylo

1 – Tome um banho quente

Deixe a água cair no pescoço e na nuca. Isso irá relaxar os músculos tensos que podem estar por trás da dor de cabeça. Se você não gosta de tomar banhos quentes no verão, aplique uma toalha de rosto aquecida na testa. Também funciona.


Winston Gambatto

2 – Tome um cafezinho

A cafeína promove a constrição dos vasos sanguíneos e pode contribuir para o alívio da dor. Por isso, refrigerantes do tipo cola e chás que contêm cafeína também podem ajudar.


serezniy

3 – Aposte na lavanda

Pingue gotas de óleo essencial de lavanda num lenço e sinta o aroma: isso ajuda a relaxar. Confira também 20 óleos essenciais e suas funções curativas!


byryo

4 – Massageie as áreas que doem 

A massagem promoverá a circulação da corrente sanguínea, o que ajudará a diminuir a dor.