Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de setembro de 2019

Tomar aspirina diariamente faz realmente bem à saúde?

Douglas Ferreira
Última atualização: 23 de setembro de 2019
Por: Douglas Ferreira

Pesquisas revelam que usar o medicamento diariamente, embora possa trazer benefícios, também pode facilitar a ocorrência de hemorragias.

Tomar aspirina diariamente faz realmente bem à saúde? Imagem: ironstealth/iStock

Há pessoas que tomam uma aspirina por dia na crença de que ela as protegerá de infartos, AVCs e câncer. Mas vários estudos recentes questionaram essa ideia.

O que diz o estudo?

Um estudo em grande escala acompanhou mais de 19 mil pessoas saudáveis com 65 anos ou mais. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para tomar 100 mg de aspirina (um pouco mais do que a dose de 81 mg que a maioria toma) ou um placebo por dia durante uma média de 4,7 anos.  Após o período os cientistas constataram que, além de não baixarem o risco de doença cardíaca, demência ou incapacidade física, as pessoas do grupo da aspirina também tiveram mais probabilidade de sofrer hemorragia significativa do trato digestivo ou do cérebro. E tiveram mais probabilidade geral de morrer, aparentemente por causa do aumento do risco de sucumbir ao câncer.

Leia também:

Do mesmo modo, um estudo com mais de 12.500 pessoas com 55 anos ou mais que apresentavam risco cardiovascular moderado não encontrou nenhum benefício na aspirina diária. Num estudo com mais de 15 mil pessoas com diabetes, uma aspirina por dia preveniu infartos e AVCs. No entanto, essa mesma pesquisa mostrou que o uso diário também provocou grande hemorragia. E, de acordo com a análise dos dados de mais de 117 mil pessoas, os mais gordos precisam de dose maior de aspirina para reduzir o risco de infarto, AVC e câncer colorretal.

Conclusão:

Embora haja bons indícios de que a aspirina ajude pessoas que já tiveram ou têm risco alto de infarto ou AVC, a utilidade do medicamento não é tão clara para as pessoas com menos risco, principalmente idosos. Consulte o médico antes de começar ou parar de tomar aspirina.

Confira também: Casca de salgueiro-branco – o AAS natural