Seu pet tem muitas coisas a contar, mesmo sem saber falar. Preste atenção em alguns sinais e, antes de julgá-lo, use a inteligência: ele pode estar querendo falar alguma coisa.

Confira alguns segredos que vão estreitar a sua relação com o seu amigo e fazê-lo ainda mais feliz:

JosephJacobs/iStock

1. Esqueça um pouco o laser

Sua brincadeira preferida com os gatos inclui uma caneta laser? Resultado: ele fica frustrado porque não consegue pegar o ponto luminoso, e caçar é a vida dele. Portanto, se quiser usar a caneta, troque-a por um brinquedo de verdade no fim, para que ele tenha algo para pegar e “matar”. Isso faz a brincadeira valer a pena.


Chalabala/iStock

2. Treine seu cão para andar ao seu lado

Quer que seu pet aprenda a andar ao seu lado com a guia? Pois então dê um incentivo. Assim que ele começar a puxar, pare de andar. Quando ele se virar e olhar para trás, ofereça um petisco bem juntinho da sua perna. Logo ele vai perceber que precisa ficar perto de você para continuar a fazer o que mais gosta: andar e explorar.


anurakpong/iStock

3. Mais carinho?

Você acha que os cachorros sempre balançam o rabo para pedir mais carinho? Errou! Pesquisadores italianos constataram que os cães balançam o rabo ligeiramente para a direita quando veem algo de que gostam e para a esquerda quando são confrontados com algo de que querem se afastar.


Alona Rjabceva/iStock

4. Não se esqueça da identificação

Se você perder seu pet, a primeira coisa a fazer é ligar para todos os abrigos de animais num raio de 150 km e visitar os mais próximos todos os dias, se possível. Tente não deixá-los em locais com acesso para a rua e coloque uma identificação na coleira.