Faça uma busca


|
Publicado em: 15 de agosto de 2020

16 ideias para um chá de revelação inesquecível

Como tornar o chá de revelação ainda mais especial: veja dicas do que servir, como decorar e mais

Imagem: Imagem: oksana_nazarchuk/iStock

O chá de revelação é um momento especial para reunir os amigos e familiares para descobrir se o bebê é menino ou menina. Os brasileiros adoraram essa ideia que surgiu nos Estados Unidos e adotaram a cerimônia. As ideias de decoração e para o momento da revelação do sexo do bebê estão cada vez mais criativas! Se você quer fazer essa festa, mas não sabe por onde começar a organizar, confira a seguir algumas dicas de como organizar e ideias para um chá de revelação inesquecível:

1. Defina o número de convidados do chá de revelação

O chá de revelação é uma comemoração mais íntima: considere convidar apenas os familiares e os amigos mais chegados. A lista de convidados é essencial, pois assim você poderá definir o tamanho do lugar do evento, a quantidade de comida, bebida, de lembrancinhas, mesas e cadeiras. E, claro, você vai ver se o evento cabe no seu orçamento.

publicidade1

Envie os convites com pelo menos 3 semanas de antecedência. Eles podem ser convites virtuais, que você pode enviar por e-mail e por WhatsApp, por exemplo. Há diversos sites em que você pode fazer o convite de forma gratuita.

2. Defina o que servirá para comer e beber

Se você escolheu o horário do almoço, opte por comidas mais leves e fáceis de fazer. Você pode servir algumas saladas, como caprese, caesar, grega e outras e também quiches e tortas salgadas. Alguns convidados são vegetarianos e veganos? Não esqueça de servir alguma opção sem ingredientes de origem animal! Se você for fazer o tradicional estrogonofe, por exemplo, pode servir também um estrogonofe vegano, como o de cogumelos.

Se for à tarde, por volta das 17h, sirva petiscos como pequenos sanduíches, frios, pastinhas e torradas, salgadinhos e queijos. Petiscos simples de fazer são os espetinhos: use os ingredientes de sua preferência para prepará-los, como azeitona, pedaços de queijo, presunto e picles. Uma pastinha que agrada a muita gente é a de grão-de-bico, que é fácil de fazer e pode ser servida com pão árabe.

Os doces também não podem faltar: bombons, docinhos (tradicionais e gourmet), bolinhos individuais, balas e brownies são uma ótima pedida. Se não abre mão de uma boa torta, as tradicionais de limão e chocolate agradam a quase todos.

Para beber, você pode servir sucos naturais, mate, chá gelado e, claro, não esqueça da água! Se for servir bebida alcoólica, cerveja é sempre uma boa ideia. Se você gosta de drinks, que tal servi-los em versões grandes? Você pode fazer jarras com caipirinha e caipvodca. Dica: na hora de pensar na quantidade de bebida, analise a faixa etária dos convidados, a duração da festa e até mesmo a estação do ano, pois as pessoas tendem a consumir mais bebidas no verão.

3. Escolha com antecedência quem guardará o segredo e vai ajudar na revelação

cha de revelaçao
Imagem: Prostock-Studio/iStock

Leve a pessoa que ficará responsável pela revelação quando for fazer o ultrassom para saber o sexo do bebê. Explique a situação ao seu médico e peça para ele dizer o resultado a essa pessoa, que pode ser um amigo ou a sua mãe ou pai. Essa pessoa será responsável pelo momento da revelação e, por isso, ela é fundamental na organização.

4. Pense como será o momento da revelação

A forma mais tradicional de fazer a revelação é através do bolo, que pode ser o recheio ou massa da cor azul ou rosa, ou pode ter confeitos de uma das cores dentro dele.

Os balões com gás hélio também são clássicos: o guardião do segredo pode colocar os balões da cor específica dentro de um baú e os pais vão abri-lo para descobrir o segredo. Os balões também podem ser preenchidos com papéis azuis ou rosas e serem estourados pelos pais.

Um bastão que lança fumaça também é uma opção que rende lindas fotos! Eles podem ser adquiridos pela internet e também em lojas que vendem artigos para festas.

5. Planeje brincadeiras com os convidados

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Uma ideia é fazer duas urnas, uma escrito “menino” e outra escrito “menina”. Os candidatos escrevem o próprio nome num papel e depositam na urna que corresponde à aposta deles. Depois de revelado o sexo, os convidados que acertaram podem ganhar lembrancinhas extras, como caixinhas com doces.

Outra brincadeira divertida é separar as pessoas em times para brincar de trocar a fralda de bonecas e vesti-las. Vence o time que fizer isso em menor tempo, mas leve em consideração também a qualidade do trabalho! Você vai precisar de bonecas, fraldas e roupinhas.

Que tal fazer os adultos adivinharem o sabor das papinhas de bebê? Separe os convidados em quem acha que nascerá uma menina e em quem acha que nascerá um menino. Escolha algumas papinhas, que podem ser caseiras ou industrializadas, e peça para que os convidados, vendados, adivinhem o sabor delas! Vence o time que acertar mais.

6. Escolha as lembrancinhas

Imagem: dvulikaia/iStock

As caixinhas com docinhos fazem o maior sucesso como lembrancinhas! Você pode fazê-las comprando caixinhas de papelão para colocar os doces e as fechando com fitas que correspondam à decoração da festa. Potinhos de vidro podem ser usados para colocar balas, bombons, geleias e doce de leite, por exemplo.

Itens de higiene no tamanho de viagem, como sabão líquido e álcool em gel, são úteis e podem ficar mais fofos quando colocados em embalagens com etiquetas personalizadas.

7. Decida como será a decoração do chá de revelação

Azul e rosa são as cores tradicionais, mas isso não impede que você utilize as suas cores preferidas! Você pode definir, por exemplo, que lilás será a cor para a menina e amarelo será a cor para menino, e deixar isso claro nos itens de decoração. Pode haver plaquinhas da cor lilás com o nome da menina (se já estiver escolhido) ou escrito “menina” em cima da mesa.

A decoração vai variar de acordo com o seu gosto: se preferir algo mais simples, flores são sempre bem-vindas, pois deixam qualquer ambiente mais bonito. Você pode decorar o lugar com balões, bandeirolas, cordões de luz, bichinhos de pelúcia: tudo vai depender do seu estilo.

Confira agora, algumas ideias para o chá de revelação:

  • APeriamPhotography/iStock

    O bolo pode ter as cores rosa e azul ou as que você preferir, levando em consideração o restante da decoração.


  • LightFieldStudios/iStock

    Cupcakes coloridos podem ser uma alternativa aos docinhos convencionais. Para deixá-los mais divertidos você pode colocar uma plaquinha em cima para os convidados deixarem sugestão de nome ou deixar alguma mensagem.


  • oksana_nazarchuk/iStock

    O recheio pode ser da cor que você definir para o sexo do bebê, porém o mais tradicional é rosa ou azul.


  • Nataliia Pyzhova/iStock

    Se você mora em um lugar que faz muito calor, pode fazer uma brincadeira e preparar pop cakes em formato de picolé. É bem diferente e fica muito bonito na decoração.


  • Rika Perez/iStock

    As cores da festa podem estar até nas comidinhas servidas, como a pipoca colorida, que é fácil de fazer e gostosa.


  • Sushytska Viktoriia/iStock

    Biscoitos decorados podem dar um ar todo especial na decoração.


  • Mccallk69/iStock

    A revelação pode ser feita através dos balões com gás hélio, que podem ficar numa caixa decorada. Use a imaginação na hora de decorá-la!


  • Joyce Grace/iStock

    Enfeites coloridos podem ficar no topo de cupcakes, docinhos e outras comidinhas. São um detalhe bonito e simples de fazer!


  • Mccallk69/iStock

    É interessante estimular a participação dos convidados na festa para deixar tudo mais divertido. Portanto, você pode personalizar itens para que as pessoas possam demonstrar a sua torcida.


  • darkSideOfPink/iStock

    Você também pode embrulhar moedinhas de chocolate em papel chumbo das cores que você definir para os convidados fazerem apostas.


  • Lee Diogeneia/Pixabay

    Fazer itens personalizados para a festa pode sair um pouco mais caro, mas certamente ficará bem bonito.


  • MurzikNata/iStock

    Talheres coloridos vão dar um toque especial para os eu chá de revelação.


  • nastenkapeka/iStock

    Você pode separar um pote e deixar alguns papeis coloridos para os convidados deixarem mensagens.


  • Tabitazn/iStock

    Você pode fazer algumas bandeirinhas com tecido. Fica bem bacana e é superfácil de fazer. Se você não tiver habilidade com linha e agulha, dá pra usar a cola quente.


  • nedjelly/iStock

    Flores de papel crepom penduradas podem ficar bem bonitas também.


  • AnastasiaRasstrigina/iStock

    Um mural com sapatinhos e pregadores personalizados fica bem despojado e divertido.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados