Romance, amor e casamento devem ser cultivados, pra assim estendermos o período de lua de mel e curtir a vida a dois.

1. Veja além do amor

Portanto, tente não perder a cabeça nem o coração. Na verdade, você é capaz de prever, até certo ponto, se uma pessoa tem chances de tornar-se um bom cônjuge. Aqui está uma lista de pontos que podem levar você a uma parceria bem-sucedida:

Ouça com cuidado
Identifique como o parceiro em potencial se comunica. Preste atenção ao modo como ele lida com situações delicadas e emoções dolorosas. Antes de mais nada, você se sente confortável?

Busque a intimidade verdadeira
Não estamos falando aqui de sexo, mas da proximidade que advém da prática de compartilhar experiências de vida – tanto boas quanto ruins. Você se sente feliz em passar horas ao lado de seu parceiro quando ele está doente ou se sentindo mal? Vocês conseguem discutir os problemas e buscar uma solução a dois?

Observe os pais
Se você quer uma indicação de como a pessoa amada agirá no casamento, observe como os membros de sua família se relacionam, em especial os pais. O que aprendemos sobre relacionamentos, quando crianças, costumamos colocar em prática quando adultos.

Dicas para se entrosar com a nova família? Temos um artigo sobre isso.

Busque compromisso
Se está sempre desistindo, então você tem um problema. O compromisso é um dos elementos-chave para um relacionamento sadio.

Seja prudente
Embora os vícios, como alcoolismo, não sejam uma constante nas famílias, costumam ocorrer. Observe, também, se há histórico familiar de depressão.

2. Mantenha vivo o romance

Aqui estão algumas maneiras de demonstrar a seu parceiro o quanto você se importa:

Planeje uma refeição surpresa
Não caia na armadilha de achar que seu parceiro está satisfeito com a mesmice. Então, de tempos em tempos, dê um jeito de chegar cedo em casa para preparar um jantar especial ou reserve uma mesa em um de seus restaurantes favoritos.

O amor está no ar com estas receitas.

Envie algo especial
Nas datas comemorativas, envie flores, vinho ou chocolate para o trabalho de seu cônjuge. Isso também pode ser uma surpresa, quer você tenha, quer não, algo para comemorar.

Faça uma massagem…
…relaxante em seu parceiro ao fim de um dia cansativo.

Use a tecnologia a seu favor
Envie a seu parceiro uma mensagem de texto ou deixe um recado, dizendo “Estou pensando em você”.

3. Compartilhe de hábitos comuns

Estudos mostram como os casais com formação semelhante e as mesmas crenças tendem a ter casamentos melhores. Pois, ir juntos a eventos, especialmente religiosos, ajuda a estreitar os laços do casal.

4. Passem um tempo “sozinhos”

Afinal, uma época difícil do casamento é quando você tem filhos pequenos. Então, use a criatividade para encontrar um tempo só para os dois:

Aproveite a hora do sono
Quem disse que você tem de se ocupar das tarefas domésticas enquanto seu filho de 2 anos dorme à tarde?

Passe a chave
Cultive o hábito de trancar a porta do quarto. Um simples trinco pode garantir momentos de total privacidade com seu cônjuge.

Programe o alarme
Acorde às 3 da manhã, faça amor e, depois, volte a dormir.

Mais sobre namorar… e rir um pouco sobre isso.