5 dicas úteis para aliviar o enjoo

O enjoo, em geral, é um sinal de que algo que está dentro do seu estômago precisa sair. Os médicos concordam, porém, que você não deve induzir o vômito.

Julia Monsores | 16 de Outubro de 2019 às 21:00

klebercordeiro/iStock -

O enjoo, em geral, é um sinal de que algo que está dentro do seu estômago precisa sair. Os médicos concordam, porém, que você não deve induzir o vômito. Se, no entanto, acontecer naturalmente, deixe sair. Caso você tenha um enjoo brando, experimente as dicas de alívio rápido a seguir. E confira também como enfrentar na prática os enjoos da gravidez!

6 dicas para aliviar o enjoo:

1 Aposte no gengibre

O gengibre é um dos remédios mais antigos, e talvez o melhor, para combater as náuseas e a cinetose (enjoo de movimento).

Experimente 1 xícara morna de chá de gengibre. É bem simples: descasque e rale a raiz até obter 1 colher de chá cheia. Ponha o gengibre ralado em uma caneca, acrescente 1 xícara de água fervente, cubra com 1 pires, e deixe em infusão por 10 minutos. Se não encontrar gengibre fresco, experimente comer alguns biscoitos de gengibre ou então gengibre cristalizado.

2 Fique parado

Se você estiver enjoado, fique parado. Os movimentos do corpo perturbam o mecanismo de equilíbrio no ouvido médio, o que pode piorar as náuseas e provocar vômitos. Enquanto você está deitado, coloque uma toalha úmida e fria na testa e concentre-se na sua respiração, de modo a não pensar muito no estômago.

3 Que tal hortelã para o enjoo?

A hortelã também tem efeito calmante sobre o revestimento do estômago. Existem muitas marcas de chá de hortelã; tome 1 xícara sempre que estiver se sentindo enjoado.

4 Pressione o ponto certo

Tente este truque de acupressão: ponha o polegar direito na parte interna de seu braço esquerdo, a cerca de 2 dedos de distância do pulso. Pressione firmemente por cerca de 1 minuto, depois mova o polegar um pouco para perto do punho e pressione por mais 1 minuto. Repita no outro braço.

5 Bebida açucarada

Bebidas que contêm açúcar têm mais probabilidade de aliviar um estômago “embrulhado”. Recomenda-se xarope de cola, encontrado em farmácias. Você também pode deixar uma garrafa de refrigerante à base de cola aberta para liberar o gás, sacudindo-a de vez em quando para dispersar a efervescência.

6 Recomponha-se com carboidratos

Se você tem fome (apesar do enjoo), experimente algumas torradas ou biscoitos cream crackers, alimentos com alto teor de carboidratos. À medida que seu estômago se acalmar, acrescente um pouco de proteína leve — peito de frango cozido, por exemplo. Mas não coma alimentos gordurosos até que esteja se sentindo melhor.