Os danos causados pela falta de apetite de manhã são maiores do que imagina. Pular o café da manhã tem consequências no peso, no nível de energia e no nível de açúcar no sangue. Especialistas afirmam que negligenciar essa refeição deixa o metabolismo no “modo dormir”. Ou seja, um estado econômico concebido pela natureza para manter o corpo pelas 12 horas ou mais entre o jantar e começo do dia. Entretanto, comer uma torrada já sinaliza para o metabolismo que é hora de “ligar” e queimar calorias.

Perder esse combustível mantém o metabolismo lento, o que pode fazê-lo ganhar peso e sentir-se cansado. Dessa forma, você cria um padrão baseado em passar fome e exagerar depois. Esse hábito faz com que você coma em excesso mais tarde e corra o risco de ter diabetes. Na próxima refeição, provavelmente, não consumirá muitos grãos integrais (que são extremamente importantes), produtos frescos e laticínios.

Como mudar esse hábito

Tomar café da manhã resultará em um nível de açúcar no sangue mais estável. Sendo assim, você sentirá menos fome ao longo do dia. Como você está abastecendo o corpo cedo, terá mais energia pela manhã e começará a controlar seu peso com mais facilidade. Veja como começar:

1. Trabalhe com o corpo

Não tem fome logo de manhã? Então, espere uma ou duas horas e coma uma torrada com cottage ou ricota, experimente uma tigela de cereal ou uma fruta, um ovo cozido e um copo de leite.

2. Não tem tempo? Faça um sanduíche

Uma combinação excelente é queijo de minas e banana no pão integral. Qualquer tipo de proteína entre duas fatias de pão também funciona. Acrescente uma fruta e está pronto. Se você gosta de leite, leve em uma xícara ou copo com tampa um pouco de leite magro.

3. Escolha uma barra de cereais e iogurte

Juntos eles contêm a cota perfeita de nutrientes e calorias para você começar o seu dia. Além disso, ambos estão prontos para o consumo. Uma opção rápida e prática.

4. Tome um milk-shake

Para um perfeito café da manhã para viagem, bata iogurte desnatado, morango, metade de uma banana, suco de laranja e mel. Além de ficar com gosto de sorvete, é rico em fibras, cálcio, proteínas e antioxidantes.

5. Se organize com antecedência

Prepare os ingredientes para o café da manhã na véspera para que você possa comê-lo na mesa em 10 minutos ou menos. Além disso, organize os talheres e as xícaras, prepare a cafeteira e lave, corte e refrigere as frutas.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Portanto, faça um esforço para torná-la um hábito. Você verá que a sua saúde irá melhorar consideravelmente e terá mais energia para encarar o dia. Veja aqui mais algumas sugestões de cardápio para o café da manhã.