Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de julho de 2020

11 produtos que não estragam com facilidade

Alguns alimentos, se bem conservados, podem durar anos. Confira!

Imagem: Boarding1Now/iStock

Quanto tempo você acha que o vinagre pode durar? E o sal? Alguns produtos, devido aos seus componentes, podem se manter conservados por muito mais tempo do que podemos imaginar.

Você sabe quais são eles? Confira agora 11 produtos que não estragam com facilidade e que podem durar anos em sua despensa.

E aproveite e confira também 9 dicas de conservação que não vêm na embalagem!

  • Vinagre

    A acidez desse produto age como conservante natural, impedindo a proliferação de germes, de modo que também pode durar indefinidamente. Podem ocorrer alterações na cor ou resíduos no fundo depois de um tempo, mas isso não afeta o sabor nem a qualidade.

    Confira 31 benefícios do vinagre no seu dia a dia


  • Feijão em lata ou grão

    Hermeticamente fechado, estará pronto para consumo mesmo que tenha sido esquecido na despensa por alguns anos. Os grãos podem precisar ficar mais tempo de molho depois de guardados por longos períodos.

     


  • Massas secas

    Se você cozinhar e comer depois de dez anos, podem perder o sabor, mas, hermeticamente fechados, é um dos produtos que permanecem comestíveis indefinidamente.

    Você conhece os principais tipos de massas?


  • Sal

    É basicamente uma pedra. Um pedaço de granito não é atacado por fungos nem bactérias, e o mesmo vale para esse tempero.

    15 formas de diminuir o consumo de sal

     


  • Molho inglês

    Como muitos vinhos, esse molho melhora com a idade. O sabor se intensifica conforme o líquido evapora. Pode durar até dez anos fechado, ou de dois a três anos aberto e guardado em local fresco e ao abrigo da luz.


  • Baunilha

    Graças a seu alto teor de álcool, é um dos alimentos que podem durar indefinidamente, embora o sabor e o aroma sejam melhores nos primeiros cinco anos. Guarde longe da luz e do calor, mas não na geladeira, mesmo depois de aberto.

     


  • Açúcar

    Uma vez que não proporciona a proliferação de bactérias, o açúcar é outro produto que não estraga com facilidade e pode ser armazenado durante anos. Porém, é importante que ele permaneça bem vedado. 

  • Mel

    Pela pouca presença de água em sua composição, o mel não estraga com facilidade. É possível que ele mude de cor, ao longo do tempo, mas, se conservado longe de umidade e da exposição solar, ele é capaz de ser conservado por longos períodos.

    Confira os benefícios do mel para sua saúde


  • Arroz

    Sabe aquele saco de arroz esquecido dentro do armário? Provavelmente ainda estará em boas condições de consumo passado alguns anos, desde que seja bem armazenado.

    Conheça 17 tipos diferentes de arroz, feijão e outros grãos fáceis de preparar

     


  • Bebidas alcoólicas

    É bem provável que você já tenha percebido que a maior parte das bebidas destiladas não possui data de validade. Embora algumas possam sofrer alterações no sabor, as bebidas podem ser conversadas por anos.


  • Temperos

    A maior parte dos temperos secos, se bem armazenados, dura até três anos, sem perder o sabor e o cheiro.

    Descubra os 29 melhores alimentos e temperos para a sua saúde


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados