Cartilha das massas: conheça alguns dos principais tipos
25 de outubro é o Dia Mundial da Massa (ou do Macarrão). Existem muitos motivos e formas para comemorar esta data. Você sabe diferenciar os formatos de massas?
Um dos alimentos mais populares do mundo, a massa é o componente básico perfeito para a alimentação saudável e energética. Há diversos tipos de massas e uma vasta opção de molhos deliciosos para as refeições de todo dia e de ocasiões especiais. E saber diferenciar os tipos de massas pode ajudar a escolher a melhor para a receita que você deseja preparar.
Confira mais: aprenda a cozinhar macarrão do jeito certo!
A massa integral tem o perfil ideal para a alimentação saudável, pois é um alimento rico em carboidratos complexos e pobre em gorduras. Os carboidratos complexos devem compor pelo menos metade das calorias diárias da alimentação balanceada. Por isso, incluir mais massas integrais nas refeições é uma das maneiras mais fáceis, mais variadas e nutritivas de aumentar a ingestão de carboidratos.
Mas lembre-se: embora o corpo humano tenha menos probabilidade de transformar carboidratos complexos em gordura corporal do que os alimentos gordurosos, comer carboidratos em excesso pode causar ganho de peso.
Cada grama de carboidrato — complexo ou açúcar — fornece 4 kcal. Portanto, se deseja aumentar a ingestão de carboidratos na alimentação, certifique-se de que a quantidade de calorias ingerida ainda coincida com as calorias gastas.
Conheça alguns dos principais tipos de massas:
Comprar massa pode ser quase uma aventura. Há diversos tipos de massas, de diferentes tamanhos e variedades, e muitas delas têm nomes que podem ser apenas regionais ou específicos de um determinado fabricante.
Aqui estão alguns termos italianos úteis:
• Pasta di semola grano duro indica que é feita de farinha de trigo grano duro; e all’uova, que é enriquecida com ovos.
• A terminação do nome das massas pode indicar o tamanho: oni é grande, por exemplo conchiglioni (conchas grandes); ette ou etti são pequenas, como spaghetti, cappelletti (pequenos chapéus) ou orecchiette (pequenas orelhas); e ini são ainda menores.
• O espinafre ou a acelga (massa alla bietola) faz a massa verde e a beterraba a torna rossi (vermelha). E ainda: acrescenta-se tinta de lula para preparar massa seppia ou neroli (negra).