A festa acabou, o vinho sobrou. E agora, o que fazer com o resto? Já que desperdiçar não é uma opção, separamos 8 usos inteligentes para as sobras de vinho.

Sobras de vinho: mais utilidades do que você imagina

Ainda que não pareça, o vinho — ou a garrafa vazia — pode ter muitas utilidades na cozinha e até mesmo na decoração da casa. Assim como as sobras de comida do Natal, o vinho pode ser um ótimo complemento para novos pratos. Você pode utilizá-lo em sopas, molhos, nas frutas e muito mais. Confira as dicas!

AlexPro9500/iStock

1. Fabrique seu próprio vinagre

Misture vinho tinto num frasco com vinagre não pasteurizado (cerca de um terço da quantidade de vinho) e deixe descansar, mexendo regularmente. Em algumas semanas, você terá vinagre artesanal.


kazoka30/iStock

2. Utilize vinho como tempero a mais para sopas

Reforce o sabor de sopas e ensopados: brancos e espumantes para sopas cremosas ou caldos (como creme de cebola e caldo verde), e tintos para pratos à base de tomate ou carne (como ensopado de carne). Acrescente algumas colheres por porção.


bhofack2/iStock

3. Faça um mix com frutas

Cozinhe peras, maçãs, pêssegos ou ameixas em vinho tinto e açúcar. Ferva em fogo baixo por 10 minutos.


wichatsurin/iStock

4. Livre-se das moscas

Moscas-das-frutas? Uma garrafa aberta com uma pequena quantidade da bebida vai atrai-las em vez da fruteira, e dali não conseguirão escapar.