A festa acabou, o vinho sobrou… E agora, o que fazer com o resto? Desperdiçar, nem pensar! Para evitar que isso aconteça, separamos 8 usos inteligentes para as sobras de vinho. Confira:

 

1. Fabrique seu próprio vinagre

Misture vinho tinto num frasco com vinagre não pasteurizado (cerca de um terço da quantidade de vinho) e deixe descansar, mexendo regularmente. Em algumas semanas, você terá vinagre “artesanal”.

 

2. Utilize vinho como tempero a mais para sopas

Reforce o sabor de sopas e ensopados: brancos e espumantes para sopas cremosas ou caldos (como creme de cebola e caldo verde), e tintos para pratos à base de tomate ou carne (como ensopado de carne). Acrescente algumas colheres por porção.

 

3. Faça um mix com frutas

Cozinhe peras, maçãs, pêssegos ou ameixas em vinho tinto e açúcar. Ferva em fogo baixo por 10 minutos.

 

4. Livre-se das moscas

Moscas-das-frutas? Uma garrafa aberta com uma pequena quantidade da bebida vai atrai-las em vez da fruteira, e dali não conseguirão escapar.

 

5. Descubra o sabor da união com omeletes

Adicione qualquer espumante branco a omeletes para obter um prato muito leve e fofo. Enquanto estiver batendo os ovos, adicione aproximadamente uma colher de sopa para cada dois ovos.

 

6. Mais uma dica para sopas e ensopados

Congele em cubos (oito cubos = uma xícara) para dar sabor a molhos e ensopados. O efeito será o mesmo da segunda dica, mas você talvez ache mais prático separar em cubos para utilizar em outras ocasiões.

 

7. Frutos do mar também combinam

Para preparar mexilhões, combine a sobra de vinho branco (meio copo por 500 g de mexilhões) com manteiga e alho.

 

8. Mas se sobrar só a garrafa…

Pode ser que a bebida estivesse tão boa a ponto de não sobrar nem uma gota. Não tem problema! Nesse caso, use-a como um belo e descontraído vaso de flores.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!