Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 11 de fevereiro de 2020

Aprenda a preparar arranjos de flores naturais

Que tal surpreender seu marido, ou sua esposa, com um belo arranjo sob a mesa do jantar?

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Os arranjos de flores naturais trazem mais vida à casa. São perfeitos para ocasiões especiais, como festas, aniversários e jantares românticos. Porém, antes de sair espetando as flores, é necessário cortar os caules tão obliquamente quanto possível. Em seguida, retiram-se as folhas da parte inferior dos caules e deixam-se repousar as plantas e flores durante 30 – 60 minutos num balde com água à temperatura ambiente. Os caules muito grossos e lenhosos devem ser ligeiramente batidos com um martelo à altura de 1 cm acima do corte até aparecerem as fibras.

Escolhendo o recipiente

Um recipiente que se destina a este fim deve ser prático, ter uma base firme, ser impermeável e fácil de limpar. A princípio, deve-se dar preferência a recipientes de forma simples e cores discretas. Mais tarde, quando você já estiver dominando a composição dos arranjos de flores, pode recorrer a recipientes de formatos mais arrojados.

Acima de tudo, porém, é indispensável que as flores se conjuguem harmoniosamente com o tipo de recipiente escolhido. Imagine as mais sofisticadas orquídeas num vaso rústico!

Enriqueça suas refeições com flores comestíveis

Por último, lembre-se do pano de fundo simples e suave fica bem em uma composição com movimento, que estaria completamente deslocada contra um papel de parede de padrão grande e colorido.

Os materiais necessários para seus arranjos de flores naturais

arranjo de flores naturais

Os materiais mais utilizados nas montagens são as base de metal e os suportes de cerâmica, vidro ou porcelana. A base de metal apresenta pinos de metal inoxidável montados sobre uma placa de alumínio, enquanto os outros suportes são perfurados. Mas todos são colocados no fundo da jarra ou do vaso. 

Portanto, conforme o método utilizado, os caules de flores ou são espetados nos pinos ou introduzidos nos orifícios. Se você preferir usar a base de metal, corte novamente os caules, agora retos, para obter uma base firme.

5 ervas que você pode cultivar em casa

Contudo, se os caules, uma vez já colocados no arranjo, se dobrarem, deve-se deixar a superfície de corte oblíqua e espetar os caules paralelamente à placa de fundo do suporte. (Tradicionalmente, usava-se simplesmente areia ou uma tela de arame amolgada em forma de bola.)

Se os caules forem muito finos, junte vários com arame ou introduza-os em caules mais grossos ou em canudinhos de refresco, o que permitirá espetá-los sem dificuldade. 

Seguem-se, em breves palavras, as regras mais importantes para a composição de um arranjo de flores em vaso:

  • Cuidado para os caules não se cruzarem. Cada caule deve sustentar-se por si.
  • Disponha as flores em diferentes alturas.
  • Comece pelas flores mais altas, porque a forma do arranjo depende da altura das flores.
  • Ao decidir a forma do arranjo, tenha em mente o local a que se destina.
  • Comece sempre pelo centro e tente acentuá-lo pela cor ou a forma de uma parte da planta. Isso é fácil quando se tem um grande número de flores, uma flor particularmente vistosa ou uma cor que se sobressaia. 
  • As flores grandes e pesadas devem ser colocadas na parte inferior do arranjo. Já as menores, na parte superior.
  • Crie contrastes, porque significa movimento.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados