Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de novembro de 2018

Aprenda a renovar o piso de madeira (e outros tipos)

Descubra como eliminar marcas e arranhões do piso de madeira, pedra e vinil. Veja como deixá-los como novos!

Imagem: LEK_3DPHOTO/iStock

O piso é um dos itens da casa que mais sofre desgaste. Pisos de madeira, por exemplo, são fáceis de arranhar e ganhar manchas. O excesso de cera também causa danos ao piso com o passar dos anos. Para que a sua casa permaneça impecável de cima a baixo, confira essas dicas.

Remova arranhões do piso de madeira

Primeiro, coloque um pouco de pasta de dentes (exceto as pastas em gel ou branqueadoras) em uma escova de dentes velha. Em seguida, esfregue-as suavemente sobre as marcas e tire a pasta com um pano úmido. Se não funcionar, derrame um pouco de óleo mineral para bebês ou vaselina num pano seco e esfregue-o sobre a marca. Depois, remova os resíduos com um pano velho ou um papel-toalha.

Proteja o piso ao trocar os móveis de lugar

Se precisar trocar os móveis pesados de lugar, proteja o piso de madeira colocando meias grossas nos pés dos móveis, presas com fita adesiva. Com esse truque, também fica mais fácil empurrar mobílias pesadas. Para a proteção diária do piso, use esparadrapos ou pedaços de pano macios nos pés dos móveis.

Pisos de pedra e ladrilho podem ser lavados com uma dose maior de vinagre. Esfregue os pisos de pedra ou de ladrilho com uma solução de 240 ml de vinagre. A palavra de ordem aqui é “esfregar”. A maneira mais eficiente é ajoelhar-se no chão para limpá-lo, usando uma escova. 

Livre-se do excesso de cera

Se você costuma encerar um piso de vinil ou linóleo, sabe como a cera tende a se acumular com o tempo. Veja essas duas formas fáceis de removê-la:

Água mineral gasosa para pisos de vinil – Limpando pequenas áreas de cada vez, derrame um pouco de água gasosa no piso de vinil e esfregue-o com o lado áspero de uma esponja de cozinha. Deixe a água em contato com o piso por 5 minutos e remoca, com uma fralda ou meia-calça, a cera que soltou. A meia-calça, aliás, também tem outras utilidades muito eficientes, conheça algumas.

Álcool hospitalar para o piso de linóleo – Esfregue o chão com uma solução de 750 ml de água e 250 ml de álcool hospitalar. Use um rodo de espuma para esfregar bem e depois lave o chão completamente.

Como lidar com pisos de concreto não impermeabilizados

Este é o piso da casa ao qual damos menos atenção. Mas, o piso da garagem e de áreas externas sofre muito desgaste. A forma mais fácil de eliminar cheiros é comprar, na loja de produtos para animais, um saco de granulados higiênicos para gatos que não formem torrões.

  1. Seque as manchas de óleo ou graxa com um jornal. O chão deverá ficar bem seco.
  2. Espalhe uma grande quantidade de grãos higiênicos sobre a mancha e espalhe-os com uma vassoura até cobrir a região.
  3. Deixe-os ali durante 24 horas e depois varra ou passe o aspirador de pó.

Acabe com as marcas de saltos em pisos de vinil

Os pisos de vinil são altamente suscetíveis a marcas de saltos, especialmente os de borracha. Uma maneira fácil de retirá-las é borrifar WD-40. Deixe-o agir de 5 a 6 minutos no local e depois limpe com um pano macio.

Deixe o piso da sua casa renovado hoje mesmo. Aplique essas técnicas e veja como é possível manter o brilho e a beleza de qualquer tipo de piso.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados