Você sabia que todos os dias jogamos fora nutrientes valiosíssimos? São elementos importantes presentes em determinadas partes de frutas e hortaliças frescas que diariamente vão parar no lixo. Mas saiba que é possível evitar este desperdício com o aproveitamento dos alimentos em sua totalidade.

Confira na galeria abaixo uma lista com alguns dos principais alimentos que poderíamos aproveitar melhor.

–Isadora Baum

Aprenda também a reaproveitar sobras em pratos deliciosos!

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Miolo do abacaxi

“O abacaxi contém bromelaína, enzima que reduz inflamações no nariz e nos seios da face, alivia a artrite e a dor muscular e pode combater o câncer”, diz a nutricionista Lauren Popeck. Pique e misture o miolo (a parte mais durinha) a saladas de frutas, chutneys, molhos ou refogados; bata em vitaminas; ou adicione na água, no chá, na sangria e na vinha-d’alho.


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Casca do kiwi

Coma o kiwi como se fosse um pêssego. A casca é muito saudável, “pois tem mais fibras do que o restante da fruta”, diz a nutricionista Kelly R. Jones. “Para conservar a vitamina C, não descasque o kiwi antes de guardar, pois a vitamina C se reduz quando a fruta é exposta ao oxigênio.” Se não gosta da textura da casca, ponha um kiwi inteiro na vitamina. (Lave todas as cascas antes de comer, é claro, com água fria e uma escova de legumes.)


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Casca da cebola

A casca da cebola é rica em quercetina, fitonutriente que combate inflamações, reduz a pressão, impede placas nas artérias e mantém o coração saudável. A da cebola-roxa contém mais quercetina do que a da branca. “Adicione à sopa, caldo ou molho, e retire antes de comer”, sugere Lauren Popeck.


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Casca da banana

A maioria das pessoas come banana sem nem pensar na casca. O que é um erro: “A casca de banana contém triptofano, que aumenta a produção de serotonina, o ‘hormônio da felicidade’”, diz Lauren Popeck. Use a casca da banana madura, “pois é mais macia, mais fina e mais gostosa”, explica ela, que recomenda fervê-las por dez minutos para amaciar. Depois, adicione a vitaminas, refogados ou sopas. Ou bata em purê e acrescente à massa do bolo.

Como guloseima, fatie e asse uma banana com casca.