Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de setembro de 2018

Brinquedos para cachorro: por que trocar regularmente?

William Bastos
Última atualização: 31 de agosto de 2018
Por: William Bastos

Entenda os benefícios de trocar os brinquedos do seu amigo com frequência

Brinquedos para cachorro: por que trocar regularmente? Imagem: Photology1971/iStock

Todo cachorro tem um brinquedinho preferido: pode ser uma bola de tênis, um pano esfarrapado, um patinho de borracha… Mas, para além da brincadeira, existem perigos que podem afetar a saúde do seu amigo de forma muito séria. Por esse motivo, trocar os brinquedos para cachorro em sua casa deve ser uma prática constante.

Em primeiro lugar, seu cão é como uma criança pequena: ele provavelmente gosta de desbravar o lugar e está sempre curioso. Esse é o comportamento comum de cães mais novos, que estão sempre buscando motivos para se distrair. Assim, é comum que eles se cansem rapidamente de brinquedos antigos, que já não apresentam mais nenhuma novidade.

Pode ser, por exemplo, que uma bolinha de tênis signifique para ele que você quer brincar e passar um tempo ao seu lado. Nesse caso, é importante que você não retire imediatamente a bolinha antiga e a substitua por uma nova. Faça o contrário: deixe o brinquedo antigo, mas procure sempre pegar no novo para brincar com ele. Assim, aos poucos, ele saberá que o antigo já não serve mais.

Brinquedos novos preservam seus objetos pessoais

Já se perguntou o motivo de seu cão ter comido o seu chinelo ou arranhado o sofá? Esse é um comportamento muito comum apresentado por cães mantidos em espaços fechados, como apartamentos. Eles precisam aliviar o estresse e liberar energias, e, nesse sentido, os brinquedos podem ser uma ótima saída para evitar alguns desastres pela casa.

Procure sempre oferecer a ele opções variadas de brinquedos, e não apenas os tradicionais ossinhos de borracha. Diversifique as formas, escolha alguns que fazem barulho. O importante é mantê-lo entretido e alegre sempre! Entenda também como deixar o seu pet mais feliz com 13 dicas simples.

Evite doenças

Antigos brinquedos para cachorro podem oferecer um sério risco à saúde. De tanto morder, seu cão pode acabar fazendo com que pedaços do brinquedo se soltem com o tempo. Além disso, há o risco de contágio por bactérias e germes que podem se alojar em brinquedos sujos.

Para evitar sustos, higienize corretamente os brinquedos do seu amigo. Coloque-os em bacias com água quente e detergente neutro por alguns minutos, ou lave-os em água corrente com sabonetes também neutros. Lembre-se, produtos comuns podem conter substâncias nocivas ao cão.

Verifique também se o brinquedo possui alguma data de validade. Se sim, não hesite: troque assim que ela se aproximar.

Prefira brinquedos para cachorro que sejam responsáveis

Se você entrar em uma pet shop, poderá passar horas vendo todos os brinquedos à venda para seus amigos peludos. Mas não se engane: a maioria dos artigos oferece um grande risco para eles. Ossos de couro, por exemplo, possuem uma quantidade enorme de substâncias tóxicas presentes em sua composição. Por outro lado, há ainda o risco de, enquanto o cão morde, pedaços se soltarem e formarem um bolo, que pode ser engolido e causar asfixia.

Veja também: ria com estas situações em que os peludos se meteram

Alguns brinquedos são lavados com soda cáustica e levam corantes em sua fabricação. Esses brinquedos são altamente prejudiciais e devem ser evitados ao máximo! Bichos de pelúcia também devem ficar longe, pois a espuma dentro deles pode também asfixiar o animal.

Evite brinquedos que contenham partes pequenas que podem se soltar facilmente ou fitas. Cães correm um sério risco de se machucar com eles.

Como saber se está na hora de trocar?

Se o estado do brinquedo já estiver longe do ideal, ou seja, soltando pedaços, com muitas mordidas ou muito sujos, está na hora de substitui-los. Mas, nesse caso, vale a dica já mencionada acima: compre novos brinquedos para cachorro antes e introduza-os no espaço deles antes de retirar os velhos. Cães podem se apegar a objetos da mesma forma que humanos, então prefira adaptá-los à mudança.

Além de demonstrar amor ao comprar brinquedos novos, seu cão ficará feliz e muito menos entediado. Isso pode melhorar significativamente a saúde deles! Entenda também como deixá-los mais felizes com 13 dicas simples.