Como abrir vinho sem saca-rolha e outras 5 dicas

Descubra como abrir vinho sem saca-rolha e mais outras 5 dicas criativas e úteis para aproveitar o máximo da bebida dos deuses.

Julia Monsores | 30 de Agosto de 2019 às 17:00

belchonock/iStock -

Nada mais frustrante do que planejar um piquenique com queijos, frutas e um bom vinho e se dar conta de que o saca-rolha ficou em casa. Descubra como abrir vinho sem saca-rolha e mais outras 5 dicas para aproveitar o máximo da bebida dos deuses sem dor de cabeça. Aproveite e confira também como harmonizar vinhos com a comida!

Não tenho um saca-rolhas

Desbaste a rolha com chave de fenda

Se você tiver um canivete suíço, é provável que ele tenha um saca-rolhas. Senão, use a ponta de uma chave para ir desbastando a rolha aos pouquinhos. Assim, quando tiver tirado mais ou menos a metade, deverá conseguir enfiar o resto para dentro da garrafa e decantar o vinho – da mesma forma que você faria se a rolha quebrasse durante a abertura normal da garrafa, conforme descrito a seguir.

8 usos inteligentes para sobras de vinho

Use um parafuso longo

Se você estiver em casa, sem saber como abrir vinho sem saca-rolha, faça o seguinte: pegue um alicate, um prego, uma chave de fenda e um parafuso longo (de 5 cm ou mais). Depois, posicione a ponta do prego no centro da rolha e use o alicate para enfiá-lo até um pouco mais de 1 cm fazendo um furo na cortiça que permita a entrada do parafuso. Você pode fazer o mesmo com um furador de gelo. Enrosque o parafuso para dentro do furo, deixando para fora o suficiente para poder segurar com o alicate. Segure pelo parafuso, usando o alicate, e puxe a rolha com firmeza até tirá-la da garrafa. Se a rolha escapulir, faça outro furo ao lado do primeiro e tente outra vez. Ou, se a rolha já tiver saído o bastante, agarre as laterais com o alicate e puxe, torcendo-a suavemente até soltá-la.

A rolha quebrou dentro da garrafa

(Foto: Photosiber/iStock)

Tente outra vez com saca-rolhas

Primeiro, tente torcer o saca-rolhas para dento da metade que sobrou da rolha. É um pouco difícil, porque a superfície agora desigual da rolha encontra-se abaixo do nível do gargalo. Mas, com frequência, você poderá penetrar na rolha o bastante para puxá-la.

Empurre a rolha

Se você, acidentalmente, empurrar o que restou da rolha para dentro da garrafa, não se preocupe. Porque esse era mesmo o plano B. Ao empurrar o restante da rolha, você agora tem a garrafa aberta e poderá verter o vinho. Como é possível que haja pedacinhos de cortiça flutuando, passe-o por um filtro de papel para um decantador ou jarra de vidro. Se a rolha dificultar o derramamento do vinho, use um espeto de churrasco para mantê-la no fundo da garrafa.

O que se pode fazer com rolhas de cortiça? Descubra com estas 6 dicas!

Esqueci de gelar o vinho branco

(Foto: Demkat/iStock)

Use um balde de gelo

Não coloque o vinho no congelador. Garrafas de vinho tendem a ser esquecidas e acabam congelando ou estourando. Em vez disso, encha um balde com partes iguais de gelo e água fria e mergulhe a garrafa até o gargalo. Não é preciso ter um sofisticado balde para vinhos. Qualquer balde limpo quase da mesma altura da garrafa serve. Algumas pessoas juram que misturar sal ao gelo e à água ajuda a gelar o vinho mais rapidamente. Em cerca de dez minutos, o tratamento de gelo com água deverá ter gelado o vinho suficientemente. O ideal é que o vinho branco esteja apenas leve e fresco. Gelá-lo demais reduz o sabor. 

O vinho tinto está frio demais para servir

Aqueça as taças com as mãos

Para aquecer um vinho guardado na geladeira, utilize as suas ferramentas secretas para o controle de temperatura: as mãos. Envolver com elas o bojo da taça aquecerá o vidro e levará o vinho à temperatura desejada com surpreendente rapidez. Enquanto taças para vinhos brancos foram feitas para serem seguradas pelas hastes (para mantê-los gelados), as taças mais bulbosas dos vinhos tintos são um convite para uma carícia no bojo, o que aumenta a temperatura e libera o aroma, realçando o sabor. Se você tiver convidados, mostre-lhes como aquecer a taça entre as mãos.

Conheça as uvas que compõem

Leia os rótulos

Antes de escolher o vinho que acompanhará sua refeição especial, leia o rótulo, pois ele contém preciosas informações. Tais como o nome do fabricante, ano, vinícola, engarrafador, teor alcoólico e, principalmente, a variedade de uva que deu origem. Para saber quais uvas combinam com quais pratos, vá à uma loja especializada: é comum o oferecimento de workshops com degustação para clientes fiéis a um baixo preço – ou mesmo de graça.

Acho que o vinho avinagrou

Às vezes é difícil distinguir se um sabor peculiar é indicativo de um vinho que avinagrou ou de algo com que você não está acostumado. Por isso, se você tiver outra garrafa do mesmo vinho, abra-a e compare. Se o segundo vinho estiver inegavelmente melhor, é porque o primeiro teve seu sabor adulterado.

♦ Peça uma segunda opinião

Se o vinho de cada garrafa tiver o mesmo sabor ou se você não tiver outra garrafa, peça uma segunda opinião. Dependendo da reação da pessoa consultada, considere tomada a decisão. Mas se a outra pessoa estiver tão cheia de dúvidas quanto você, prefira pecar por excesso. Abra outra garrafa e use o vinho duvidoso para cozinhar no dia seguinte.

Gostou dessas dicas de como abrir vinho sem saca-rolha? Então confira também como ter a melhor garrafa de vinho por um preço razoável!