Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de setembro de 2019

Como acabar com a irritação na pele após o barbear

Você pode não acreditar, mas com algumas dicas simples é possível aliviar e evitar irritações na pele.

Imagem: Wavebreakmedia/iStock

Se você se barbeou e sua pele ficou irritada e vermelha, aqui vão algumas dicas para aliviar o desconforto. Para começo de conversa, por exemplo, você deve aprender como utilizar seu aparelho de barbear. Mas antes de partir para a solução do problema, você precisa entender por que ele acontece.

Entenda o problema...

Ao se barbear, você não retira somente os pelos, mas também algumas células que recobrem a pele do rosto.O fluxo sanguíneo aumenta nas regiões com pele irritada, e é isso que faz com que ela fique vermelha. Sem essa camada de proteção, que você retira ao se barbear, a pele, além de irritada, fica seca. Barbear-se com pressa ou de maneira errada aumenta o risco de a pele ficar irritada; além disso, alguns indivíduos são mais propensos a esse tipo de problema. Nas mulheres, o hábito de depilar as axilas e as pernas com lâminas de barbear pode trazer o mesmo problema: pele seca, irritada e vermelha, com o surgimento de pelos encravados.

Como aliviar e evitar a irritação na pele após o barbear

Cuide da sua pele com produtos naturais

A aloe vera (babosa) é um dos melhores ingredientes naturais para a pele irritada. Se você tem a planta, quebre a ponta de uma folha, esprema o líquido e aplique diretamente sobre a região afetada. Ou então use a versão comercial, encontrada nas farmácias, mas certifique-se antes de que o gel contenha 100% de aloe vera. Para saber mais sobre a babosa, clique aqui

O abacate é rico em vitaminas e óleos naturais que são eficazes no tratamento de problemas na pele. Inclusive aqui no site nós já falamos sobre os diversos benefícios do abacate! Você pode aplicá-los diretamente sobre a pele para ter um alívio imediato. O pepino também é tradicionalmente usado para resolver esse tipo de problema. Aplique algumas fatias diretamente sobre o rosto. Ou então descasque 1 pepino, passe no processador e aplique nas áreas afetadas. Para um melhor resultado,  coloque junto com o pepino alguns pedaços de abacate.

Passe creme de calêndula nas áreas afetadas. O extrato da flor de calêndula costuma ser eficaz no combate a vários tipos de problemas na pele, incluindo a irritação após a barba.

Use seu barbeador corretamente

Troque a lâmina do seu aparelho de barbear depois de usá-la por 3 ou 4 vezes. Se a lâmina estiver cega, você vai ter de pressioná-la ainda mais sobre a pele, causando maior irritação. Para um resultado melhor, alterne o uso do aparelho de barbear comum com o barbeador elétrico. Use um deles por cerca de 1 mês, e depois troque. Os dermatologistas ainda desconhecem a razão, mas recomendam esse procedimento para reduzir os problemas de irritação na pele.

Faça a barba da forma correta

Se você costuma se barbear com uma lâmina, faça a barba com a pele e os pelos molhados. Envolva o rosto em uma toalha quente e úmida por cerca de 10 minutos antes de se barbear. Com a pele úmida e quente, os pelos saem mais facilmente; se você usa um barbeador elétrico, a dica é fazer justamente o contrário: a pele e os pelos devem estar secos.

Escolha o creme de barbear adequado. Compre um indicado para pele irritada — de preferência que contenha aloe vera (babosa) em sua fórmula. Evite os que contenham perfume, peróxido benzóico ou menta (essas substâncias costumam irritar a pele). E nunca faça a barba utilizando sabão. Os cremes de barbear proporcionam maior proteção à sua pele.

Você sabia?

Você pode não acreditar, mas em casos de emergência, alguns itens da sua despensa ou mesmo da sua geladeira podem ser usados para fazer creme de barbear e loção pós-barba. Todas já foram testadas, e seu uso comprovado: a maioria contém óleos, que protegem a pele durante o barbear. Clique aqui e confira como prepará-los!

Passe a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, nunca no sentido contrário. Dessa forma você vai causar menos irritação na pele.

Evite loções após a barba. Elas contêm álcool, que acaba ressecando e irritando a pele. Uma boa alternativa é extrato de hamamélis, que contém apenas um pouco de álcool e deixa sua pele macia. Use também o extrato de hamamélis se você sofreu algum corte.

O uso diário de uma luva esfoliante ou esponja pode ajudar na prevenção de pelos encravados. Algumas vezes esses pelos formam pequenas saliências na pele, e você acaba se cortando ao passar a lâmina sobre elas.

Aprenda também a fazer a máscara facial ideal para cada tipo de pele!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close