O carro à frente para de repente. Você pisa no freio, mas não consegue parar a tempo. Crash! Pronto, o acidente de carro aconteceu. E agora? Muitas pessoas não sabem como agir nesse momento, que requer calma, muita calma. Confira algumas dicas sobre como proceder em casos de acidente de trânsito como esse:

1 Pare! 

Não importa quão pequeno seja o acidente, pare imediatamente. Caso a batida de carro tenha sido leve, leve o veículo para o acostamento: é uma infração grave do Código de Trânsito Brasileiro não retirar o veículo da via quando possível. Sinalize a área imediatamente para que outros motoristas saibam o que houve e desviem. Preste socorro às vítimas, mesmo que sejam lesões leves, mas chame sempre o Corpo de Bombeiros ou ligue para o número da concessionária da via. Em casos com vítimas fatais, chame a polícia, que fará a perícia no local.

2 Feche a boca e mantenha a calma

Não discuta com outros motoristas envolvidos no acidente. Fale o mínimo necessário, pois qualquer coisa poderá piorar ainda mais a situação. Lembre-se que você não conhece a outra pessoa que está ao volante: respeito no trânsito é essencial.

3 Dê informações

Informe seu nome, telefone e dados do veículo à polícia sempre que solicitado. Mesmo em batidas leves, procure oferecer seu contato ao outro motorista para que tudo seja resolvido. Se você bater em um carro estacionado e o dono não estiver por perto, deixe um bilhete com seus contatos. Aqui, mais uma vez, a educação é primordial.

4 Pegue informações

Forneça suas informações, mas também peça a de outros envolvidos no acidente. Valem as mesmas coisas: nome, número de telefone e placa do veículo.

5 Chame a polícia ou vá até a delegacia

Se for um acidente de trânsito sério no qual alguém se feriu ou morreu, a polícia deve ser chamada imediatamente. Se não houver vítimas ou feridos, registre um Boletim de Ocorrência em uma delegacia ou na internet.

6 Identifique testemunhas

Pegue nomes e endereços de qualquer testemunha para um eventual caso de disputa jurídica. Anote o nome, o número de registro e o batalhão policial no local, mesmo que eles deem o caso por encerrado.

7 Chame socorro

Em caso de feridos, a primeira providência a ser tomada é chamar o socorro e aguardar até a chegada da ambulância. Jamais deixe o local antes da chegada dos socorristas. Se o acidente for grave, não tente mover os feridos do local do acidente pois isso pode agravar as lesões. Quando há morte no local, o próprio policial deve chamar o Corpo de Bombeiros para remover o corpo e adotar as atitudes necessárias para a investigação do acidente.

8 Acione o DPVAT

Em caso de morte, invalidez permanente ou necessidade de tratamento médico decorrentes de acidente de trânsito, qualquer vítima do acidente, motorista ou não, e seus herdeiros legais (em caso de morte) têm direito a uma indenização paga pelo DPVAT. Saiba aqui o que é garantido pelo DPVAT.