O backup é um dos assuntos mais importantes no que diz respeito a segurança virtual dos usuários. Manter uma cópia de segurança de seus arquivos evita que você perca fotos, documentos e diversos outros itens – o que pode custar caro em um momento de necessidade. Entenda como fazer backup de forma simples com apenas algumas dicas:

1. Use um HD externo ou um pen drive

Transfira os arquivos para um HD externo. Escolha um drive que seja tão grande quanto o disco rígido do computador para que você copie logo todos os arquivos. Você pode arrastar manualmente os arquivos e soltá-los para copiá-los ou usar um software de backup. Da mesma forma, é possível utilizar pen drives, que têm menor capacidade mas podem ser carregados mais facilmente. Muitas pessoas que querem entender como fazer backup de forma segura procuram essas mídias para realizar a tarefa, já que são baratas e oferecem mobilidade. Além disso, são itens essenciais para se organizar caso você deseje trabalhar em home office.

2. Deixe que programas realizem backups automáticos por você

Se você não se lembra de fazer backup frequentemente, esta dica é para você. Use um software de backup para copiar o conteúdo do disco rígido para uma mídia externa. Você pode baixar versões gratuitas ou pagas deste tipo de software, as quais oferecem diferentes graus de sofisticação. Algumas permitem que você programe backups automáticos de arquivos selecionados ou irão atualizar somente os arquivos que foram alterados desde o último backup. Um software de backup é atualizado com frequência – procure as versões mais recentes na internet.

3. Ainda é possível usar DVD-Rs – mas tome cuidado

Copie os arquivos para DVD-Rs (graváveis). Eles são baratos e oferecem 4.7 GB de armazenamento. Discos DVD-RW (regraváveis) são um pouco mais caros, mas podem ser reutilizados, o que os torna flexíveis. A única desvantagem está no fato de que DVD-Rs estão sendo cada vez menos utilizados – já há computadores sendo vendidos sem as unidades de leitura de CDs. Além disso, depois de um tempo, o próprio CD ou DVD pode danificar-se ou perder a sua capacidade de leitura. Por isso, nunca confie apenas no CD ou DVD; mantenha sempre outras cópias guardadas em outros locais, como a nuvem, por exemplo.

4. Vá para as nuvens

A nuvem é uma das melhores maneiras de como fazer backup atualmente. Ele copia os arquivos selecionados (que podem ser criptografados para garantir a privacidade) via web para um centro de dados seguro. Você precisará apenas de uma conexão de internet para que isso funcione. Em geral, é um serviço gratuito, mas existem planos para adicionar mais espaço que podem ser assinados. Use-os para armazenar seus dados mais valiosos. Um dos principais sites de backup na nuvem atualmente, o Google Drive é uma opção viável, já que está conectado aos vários outros serviços da Google, como o Gmail, além de ser gratuito. Porém há outros que oferecem os mesmos serviços, como o OneDrive ou o Dropbox.

5. Entenda como fazer backup social

Baixe grátis um programa  de “backup social”. Aqui, seus dados são armazenados no computador de um amigo ou de um membro da família. Em contrapartida, os dados desta pessoa são guardados no seu. Um exemplo desse tipo de serviço é o oferecido pelo Crashplan.

6. Não confie apenas em um local de backup

Mantenha sempre mais de uma cópia de seus arquivos guardada. Por exemplo, se você possui backup de arquivos importantes em um pen drive ou HD externo, faça cópias também na nuvem. Assim, se algum imprevisto ocorrer a uma das formas de backup, a outra sempre estará a postos para te salvar.

7. Organize um cronograma de backup

Faça backups regulares. Seu dispositivo pode quebrar de uma hora para a outra, e não é difícil que algum arquivo importante não tenha sido salvo antes disso. Sempre que terminar um trabalho, separe alguns minutos para realizar o backup. Ou deixe que seu dispositivo suba arquivos para a nuvem automaticamente, como é possível em celulares Android.