Quando a gente se vê preso no trânsito a caminho do trabalho ou voltando dele, é inevitável pensar na conveniência do home office, um espaço de trabalho bem equipado em sua casa.

Vivemos uma era de conectividade em rápida expansão e democratização da tecnologia que torna isso cada vez mais possível. Tanto que muitas empresas já aderiram e contam com funcionários trabalhando de casa alguns dias, 100% do tempo conectados. Algumas já têm até posições que operam exclusivamente em casa, restringindo-se a algumas reuniões presenciais no escritório da empresa.

Se esse é o seu caso ou o seu desejo, listamos algumas dicas essenciais para equipar seu home office de forma produtiva:

1. Organização

A organização do espaço  e do tempo é primordial. Afinal, quando você estiver no seu escritório exclusivo, é preciso que a sensação seja de estar no trabalho.

Veja aqui 7 sugestões de home office bonitos e funcionais.

2. Móveis

É preciso contar com a mobília certa. A mesa e a cadeira precisam ser confortáveis. E é essencial ter caixas e pastas para armazenamento. Um armário e um arquivo podem ajudar muito.

Assim como acontece com a decoração do restante da casa, você pode e deve escolher uma decoração que combine com você para o seu home office. Veja aqui algumas ideias para deixar o seu home office ainda mais bonito e produtivo.

3. Disciplina

Crucial também é a sua disciplina; caso contrário, você corre o risco de se perder em outras atividades e atrasar todo o cronograma. Cuidado com aqueles parentes e amigos que ainda acham que quem trabalha em casa pode ser interrompido a qualquer hora!

Se você tem crianças em casa, converse com elas (e com quem cuida delas) para que respeitem seu espaço e tempo de trabalho.

4. Equipamentos

Invista em equipamentos eletrônicos bons, que contribuam para a eficiência da sua rotina: computador (e programas originais), impressoras multifuncionais (que são simultaneamente impressoras, fotocopiadoras e scanners).

Importantíssimo: como nem sempre você vai contar com a rede da empresa, tenha discos rígidos externos de uma marca confiável para fazer o back-up de seu sistema e seus trabalhos. Ou contrate um serviço de armazenamento em nuvem. E não se esqueça de copiar seus arquivos com frequência para lá.

5. Iluminação

Atenção especial à iluminação. Como você vai passar horas trabalhando ali, seus olhos merecem esse cuidado. Tenha pelo menos uma luminária de mesa ou chão para manter claro seu ambiente de trabalho.

6. Pausas

Como em casa você não conta com a interrupção dos colegas ou com a “hora do cafezinho” para se atualizar com a “rádio corredor”, não se esqueça de se levantar a intervalos regulares para aliviar suas costas e seus olhos. Levante-se, alongue-se e caminhe por 1 ou 2 minutos a cada 30 minutos de trabalho. Sua saúde agradecerá.

7. Limpeza

Mantenha tudo limpo e arrumado, pois você não vai querer mostrar bagunça e desorganização como fundo nas chamadas de vídeo (principalmente com o chefe), não é?

O mesmo se aplica à sua aparência. Embora você não precise de maquiagem e salto (ou terno) para trabalhar em seu home office, uma aparência apresentável (como rosto limpo e cabelos penteados) é imprescindível.

8. Área da casa

O ideal é que o home office não seja no quarto, mas, se espaço for um problema na sua casa, escolha pelo menos um canto o mais destacado possível da área de dormir. Aprenda a usar as cores também para um melhor efeito.

Aprenda como tornar o home office amigável ao meio ambiente.

Depois de equipar o seu espaço, que tal sugerir ao seu chefe fazer essa experiência pelo menos alguns dias por mês?

E bom trabalho!