Que trabalhar em casa já é uma ótima opção para muitas empresas modernas nós já sabemos. Nesse modelo, não só temos mais tempo para a vida particular como também contribuímos para a preservação do meio ambiente ao diminuir nossa pegada de carbono. (Conheça outras ideias para reduzir sua pegada de carbono.) Do ponto de vista sustentável, pessoas que trabalham em casa ajudam a reduzir o tráfego, economizam combustível e, consequentemente, diminuem a poluição do ar.

Veja aqui 8 pontos importantes para você ter o melhor home office. 

Mas é preciso estar atento, pois mesmo uma estrutura pequena pode consumir bastante energia e ser fonte de desperdício e poluição. A seguir veja algumas práticas que você pode adotar para preservar sua saúde, seus recursos e o meio ambiente ao trabalhar em casa.

6 cuidados para um home office amigável ao meio ambiente

1 Diminua a desordem, para aspirar, limpar e encontrar documentos e objetos mais facilmente. Aprenda a organizar a papelada.

2 Assegure-se de que o escritório esteja bem ventilado, pois os equipamentos eletrônicos são uma fonte importante de calor e gases nocivos.

3 Evite móveis de escritório feitos de madeira aglomerada, que pode conter compostos orgânicos voláteis (COVs). Prefira madeira maciça.

4 Considere a compra de móveis de segunda mão, para reaproveitar materiais, economizar dinheiro e reduzir a emissão de gases.

5 Aproveite ao máximo a luz natural. Seu monitor poderá precisar de protetor de tela para reduzir o reflexo, mas tente manter a mesa perto da janela para ler sob a luz natural.

6 Na iluminação artificial, use lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs), mais eficientes.

 

Temos 7 sugestões de home office do jeitinho que você gosta.

 

5 pontos a observar na escolha dos equipamentos

1 Escolha produtos econômicos, de preferência com alguma certificação de consumo eficiente de energia.

2 Opte por um computador que possa receber upgrades com facilidade.

3 Avalie a conveniência de um laptop. Ele pode consumir até 90% menos energia que um computador de mesa, e pode ser usado com monitor, teclado e mouse convencionais.

4 Avalie aparelhos multifuncionais, como os que reúnem num só impressora, copiadora e scanner, que podem economizar energia.

5 Ao escolher uma impressora, lembre-se de considerar a capacidade de impressão e o preço dos cartuchos de tinta.

4 dicas para economizar energia

1 Use os recursos de economia de energia de seus equipamentos.

2 Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Se o computador não dispõe de recursos de economia de energia, desligue o monitor quando estiver fora de uso; ele é responsável por 80% do consumo.

4 Ao imprimir, escolha a opção “rascunho”, para economizar tinta.

2 ideias para o lixo eletrônico

1 Tente reaproveitar periféricos e outros componentes, e reciclar computadores antigos. Procure aproveitar toda a vida útil do aparelho.

2 Doe aparelhos antigos a organizações sem fins lucrativos ou a amigos.

 

Agora é só começar a trabalhar com a satisfação de saber que você pode ser mais feliz e produtivo ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente.