Faça uma busca


|
Publicado em: 19 de outubro de 2020

Como fazer boletim de ocorrência online?

Registrar um BO (boletim de ocorrência) é bem mais fácil do que parece. Saiba como.

Imagem: Imagem: fizkes/iStock
Arman Neto
Por: Arman Neto

Precisar registrar um boletim de ocorrência não é das coisas mais agradáveis de se fazer na vida. Não bastasse a experiência ruim que leva alguém a registrar um BO, a burocracia que geralmente envolvia esse processo só piorava tudo.

Felizmente, hoje em dia diversos estados brasileiros possuem delegacias virtuais, sendo assim possível registrar diferentes tipos de boletins de ocorrência online. 

O boletim de ocorrência online é uma maneira rápida e prática de se ter um documento válido sem a necessidade de sair de casa. Assim como os BOs registrados em delegacias físicas, os BOs virtuais são emitidos pela Polícia Civil do Estado e são assinados eletronicamente por um Delegado de Polícia.

Leia também: Relacionamento abusivo: como reconhecer se você está em um?

Além disso, o registro de um boletim de ocorrência digital otimiza o serviço policial. Para realizar um BO online é necessário apenas que a pessoa que deseja fazê-lo seja maior de idade e portador de documentos válidos. 

Em quais casos é possível realizar um boletim de ocorrência pela internet?

Boletim de ocorrência
Imagem: MachineHeadz/iStock

As delegacias virtuais geralmente só aceitam registros de boletins de ocorrências para situações de menor gravidade. Porém, estas são diversas, como por exemplo: roubo e furto de objetos e veículos, roubo, furto ou perda de documentos, ameaças, ofensas, desaparecimento e localização de pessoas, acidentes de trânsito que não tenham vítimas etc. 

Se há necessidade de registrar um BO e não é possível fazê-lo numa delegacia virtual, o registro é feito à moda antiga: presencialmente em uma delegacia física. 

É necessário frisar que por ser um serviço disponível por estado, ocorrências possíveis de se registrar em uma delegacia virtual podem não estar disponíveis em outra. Ao final desta matéria há uma lista com as delegacias virtuais brasileiras e quais ocorrências elas registram. 

Como registrar um boletim de ocorrência virtual?

Boletim de ocorrência
Imagem: Ridofranz/iStock

Registrar um boletim de ocorrência online é muito simples. Basta acessar o site da delegacia virtual do estado em que aconteceu a ocorrência que se pretende notificar e preencher o formulário disponível. 

Neste formulário, será solicitado os dados pessoais de quem deseja registrar o BO e as informações acerca da ocorrência, como por exemplo, o local e as circunstâncias do ocorrido.  

É importante lembrar que para registrar um BO em uma delegacia virtual é necessário ser maior de idade e portador de documentos que estejam em dia. Além disso, possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos. 

Assim como os boletins de ocorrência registrados em uma delegacia física, o boletim de ocorrência online pode ser registrado em até 180 dias desde o momento que a situação que se deseja notificar aconteceu. 

Delegacias virtuais

Boletim de ocorrência
Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • Acre: o estado do Acre possui a Delegacia Interativa, na qual pode-se registrar as seguintes ocorrências: roubo ou furto a pessoa, perda ou extravio de objetos, roubo a residência, ofensas, ameaças, danos, perturbação do sossego, maus-tratos aos animais, acidente de trânsito sem vítimas, violação de domicílio, desaparecimento ou encontro de pessoas, estelionato e violência contra a mulher. 

    Site: http://www.delegaciainterativa.al.gov.br/ 
  • Amapá: na delegacia virtual do Amapá é possível registrar os seguintes boletins de ocorrência: acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, crimes contra a honra, estelionato, extravio, furto simples, maus tratos a animais, maus-tratos a animais, perda, perturbação e violência doméstica.

    Site: http://delegaciavirtual.policiacivil.ap.gov.br/ocorrencia 
  • Amazonas: na Delegacia Interativa do Amazonas é possível registrar BOs das seguintes naturezas: acidente de trânsito, ameaça, calúnia, injúria, difamação, crimes cibernéticos, crimes contra pessoas com deficiência, crimes contra idosos, crime contra animais, outras ocorrências não criminais, outros tipos de crime, perda ou extravio, perturbação da tranquilidade, roubo ou furto e violência doméstica. 

    Site: https://www.delegaciainterativa.am.gov.br/#/home
  • Ceará: na delegacia eletrônica do Ceará é possível registrar as seguintes ocorrências: extravio, dano, acidente de trânsito, injúria, furto, difamação, roubo a pessoa, calúnia, desaparecimento de pessoa, roubo a residência, violação de domicílio, maus-tratos aos animais, estelionato, ameaça, furto qualificado, crime contra o idoso, apropriação indébita e crime contra o consumidor. 

    Site: https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/index.jsp
  • Distrito Federal: na delegacia eletrônica do Distrito Federal é possível fazer os seguintes boletins de ocorrência: acidente de trânsito, extravio ou perda, perturbações, ofensas, ofensas raciais, ameaças, furtos, estelionatos, fraudes, apropriações, maus-tratos aos animais e outros crimes. 

    Site: https://delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br/
  • Goiás: na delegacia virtual de Goiás é possível registrar BOs para: violência contra a mulher, furto de celular, furto de documentos, furto de objetos e/ou valores, perda ou extravio de documentos, perda ou extravio de objetos, desaparecimento de pessoa, acidente de trânsito sem vítima, danos materiais e estelionato.

    Site: https://raivirtual.ssp.go.gov.br/delegacia-virtual/#/
  • Maranhão: os tipos de ocorrência que a delegacia online do Maranhão registram são: violência doméstica, ameaça, injúria, difamação, calúnia, apropriação indébita, dano, constrangimento, maus-tratos aos animais, estelionato, preservação do direito, extravio e furto simples. 

    Site: https://delegaciaonline.ssp.ma.gov.br/
  • Mato Grosso: na delegacia virtual do Mato Grosso é possível registrar as seguintes ocorrências: extravio ou furto, furto de celular, denúncia, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicilio e pré-registro de BO.

    Site: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam
  • Mato Grosso do Sul: na delegacia virtual do Estado do Mato Grosso do Sul é possível fazer os seguintes boletins de ocorrência online: furto, extravio, desaparecimento de pessoas e localização de pessoa desaparecida. 

    Site: http://devir.pc.ms.gov.br/#/
  • Minas Gerais: na delegacia virtual do Estado de Minas Gerais as ocorrências que podem ser registradas são: acidentes de trânsito sem vítimas, perda de documentos ou objetos, desaparecimento de pessoas, localização de pessoa desaparecida, localização de desconhecido, dano simples, furto, ameaça, vias de fato ou lesão corporal, descumprimento de medida provisória. 

    Site: https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/
  • Pará: registros de ocorrências possíveis na delegacia virtual do Pará: óbito por causa natural, violência doméstica e familiar contra a mulher, perda ou extravio, furto, roubo, acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, injúria, calúnia, difamação, crime contra as relações de consumo, perturbação da tranquilidade, invasão de dispositivo informático, estelionato, falsa identidade e falso alarme.

    Site: https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/
  • Paraíba: na delegacia online da Paraíba é possível fazer os seguintes BOs: acidente de trânsito, extravio ou perda, furto simples, pessoas desaparecidas, encontro do pessoas, violência doméstica contra a mulher, fatos atípicos e outras ocorrências.

    Site: https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml
  • Pernambuco: na delegacia online de Pernambuco é possível registrar diversas ocorrências como furto, roubo, extravio de objetos, acidentes de trânsito sem vítimas, ameaças. exercício ilegal de medicina, roubo a ônibus e tantos outros. 

    Site: https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/oque
  • Piauí: na delegacia virtual do Piauí só é possível registrar somente perda de documentos e objetos, acidentes de trânsito sem vítimas e desaparecimento de pessoas. 

    Site: http://dv.pc.pi.gov.br/index.php
  • Rio de Janeiro: na delegacia online do Rio de Janeiro é possível registrar boletins de ocorrência para: extravio de documentos, roubo e furto de objetos e documentos, desaparecimento e localização de uma pessoa, agressão física, violência doméstica e ameaças.

    Site: https://dedic.pcivil.rj.gov.br/
  • Rio Grande do Sul: na delegacia online do Rio Grande do Sul é possível registrar: perda, acidente de trânsito sem feridos, furto ou roubo, ofensas, perturbação, maus-tratos aos animais, abandono do lar, abigeato, ameaça, apropriação indébita, condição para atendimento hospitalar dentre outras ocorrências.

    Site: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main
  • Roraima: em Roraima é possível fazer os seguintes boletins de ocorrência: ameaça, injúria, difamação, calúnia, apropriação indébita, dano, constrangimento, maus-tratos aos animais, estelionato, preservação do direito, extravio e furto simples. 

    Site: http://www.delegaciaonline.rr.gov.br/
  • Santa Catarina: no estado é possível registrar: acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e/ ou objetos, recuperação de documentos e/ ou objetos, ameaça, calúnia, injúria e difamação, furto e roubo, maus-tratos contra animais, discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, denúncia anônima, dano, violência doméstica e outras ocorrências. 

    Site: https://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual
  • São Paulo: em São Paula as ocorrências que podem ser registradas online são: roubo ou furto de veículos, furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta, perda de documentos/celular/placa de veículo, roubo de documentos/celular/placa de veículo, injúria, calúnia, difamação, acidente de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoas, encontro de pessoas, furto de fios e cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias), violência doméstica, outras ocorrências e maus-tratos aos animais. 

    Site: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados