As festas acabaram, a ceia de Natal ficou para trás e 2019 já está aí. E hoje, Dia de Reis, é a data em que tradicionalmente desfazemos toda a decoração natalina da casa! Separamos algumas dicas que podem te ajudar a conservar os seus enfeites e não precisar renovar nada no próximo Natal.

Árvore 

Os galhos das árvores de Natal artificiais costumam ser fabricados com arames, que podem ser facilmente moldados. Feche os galhos em direção ao tronco sempre de baixo para cima para que eles não amassem. Enrole a árvore em um saco plástico e prenda a saída com barbante, evitando, assim, que a poeira entre e fique aglomerada na árvore durante o ano. Aliás, você sabe como surgiu a árvore da Natal? Conheça as histórias por trás dos símbolos natalinos.

Bolas de Natal

As bolas da árvore de Natal podem se quebrar ou amassar facilmente dependendo do material de sua fabricação. Para evitar que isso aconteça, utilize uma caixa com compartimentos para cada bola, ou guarde-as dentro de uma caixa com um plástico-bolha entre elas. Vede bem a caixa para que ela não abra acidentalmente quando você for pegar uma tigela para a festa junina, por exemplo.

Laços

Você tem um pote de vidro sobrando e não sabe mesmo o que fazer com ele? Se for um vidro alto e tiver uma tampa, guarde laços e fitas em seu interior. Assim, na hora de pendurar na árvore ou usar nos presentes, você verá facilmente quais são suas opções.

Assine nosso conteúdo exclusivo

Velas

Se guardadas em local quente, as velas podem ficar deformadas. Evite o problema guardando-as em local que não passe de 20° C o ano todo, mesmo que seja num armário. Embrulhe cada uma individualmente em lenços de papel e coloque-as deitadas num recipiente plástico ou numa caixa de papelão.

Pisca-pisca

Uma das maiores perguntas de cada Natal é: será preciso comprar outras lâmpadas pisca-pisca ou não? Devido a fragilidade de alguns produtos desse tipo, muitas não duram até o próximo ano. Uma pequena lâmpada quebrada pode prejudicar todo o resto da cadeia; por isso, enrole o cordão em apenas um sentido em uma folha de papelão, tomando cuidado para que um fio não fique sobre o outro. Separe uma caixa e ponha as lâmpadas dentro dela. Certifique-se de que o cordão não se soltará ou de que ele ficará seguro dentro da caixa que escolher.

Enfeites pequenos

Alguns enfeites de madeira ou plástico, por serem frágeis, podem se quebrar facilmente se ficarem uns sobre os outros. Siga as mesmas dicas das bolas de Natal: separe uma caixa com compartimentos e coloque apenas alguns em cada um. Vede a caixa de modo que eles não saiam dos compartimentos durante o ano.

Experimente criar os seus próprios enfeites Natal para este ano!

Guirlandas

As guirlandas geralmente não são desmontáveis, e, por isso, podem se quebrar facilmente se não forem guardadas de forma correta. Tente enrolar a guirlanda em folhas de jornal ou revista, ou panos leves. Deixe ainda, no meio da guirlanda, um “enchimento” para que, caso alguma caixa ou objeto seja posto em cima de onde ela estiver, não amasse suas folhas. Mas prefira colocá-la também dentro de uma caixa com espaço apropriado; assim, ela estará perfeita para o próximo Natal!